Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16622
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12841]
Metadata
Show full item record
O DIAGRAMA DE CORPO LIVRE COMO RECURSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA BIOMECÂNICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Diagrama de Corpo Livre
Aprendizagem significativa
Avaliação da Aprendizagem Significativa e Ensino
Free Body Diagram
Meaningful Learning
Meaningful Learning for evaluation and Teaching
Diagrama de Cuerpo Libre
Aprendizaje Significativo
Evaluación del Aprendizaje Significativo y Enseñanza
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Educação Física e Desportos. Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor. Rio de Janeiro, RJ, Basil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Educação Física e Desportos. Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor. Rio de Janeiro, RJ, Basil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. Cientes de que congrega informações essenciais à prática desse profissional, procuramos compreender, neste estudo de caso, de abordagem qualitativa, o processo de aprendizagem significativa de conceitos necessários para a adequada elaboração do Diagrama de Corpo Livre. Os sujeitos da investigação foram os alunos da disciplina Biomecânica do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. Assumimos a Teoria da Aprendizagem Significativa como marco teórico e a observação participante como estratégia metodológica. Além das notas de campo, tomamos como registros as respostas de um questionário e de quatro testes realizados durante e após a disciplina que, conforme natureza, foram categorizadas. Os resultados sugeriram que, no continuum aprendizagem mecânica–significativa, a aprendizagem realizada tendia à primeira, apesar do evidente avanço do conhecimento dos alunos, o qual, em relação ao conjunto das atividades realizadas, pareceu-nos aquém do esperado para o nível do curso.
Abstract
Biomechanics is a discipline characterized by its interdisciplinary nature, so that undergraduate
students often perceived it as a discipline that is quite difficult to understand. Thus, Physical
Education/ Kinesiology professionals do not use it much in their everyday teaching events. As its
knowledge is essential to the improvement of their professional practice this qualitative study,
which has a case study format, aims at understanding the students' meaningful learning process
about the essentials concepts for the correct elaboration of the Free Body Diagram along the
discipline Biomechanics in the Physical Education course at a public University of Rio de Janeiro,
Brazil. The Meaningful Learning Theory constituted our theoretical framework and the participant
Biomechanics is a discipline characterized by its interdisciplinary nature, so that undergraduate
students often perceived it as a discipline that is quite difficult to understand. Thus, Physical
Education/ Kinesiology professionals do not use it much in their everyday teaching events. As its
knowledge is essential to the improvement of their professional practice this qualitative study,
which has a case study format, aims at understanding the students' meaningful learning process
about the essentials concepts for the correct elaboration of the Free Body Diagram along the
observation our main methodological strategy. Besides the field notes, we took as registrations the
answers of a questionnaire and of four tests accomplished during and after the discipline that,
according to nature, they were classified. The results suggested that, in the continuum mechanical
learning – meaningful, the learning inclined to the first, in spite of apparent progress, concerning
the overall knowledge demonstrated in the set of performed activities, it seemed on this side of that
we waited.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La Biomecánica es una asignatura de naturaleza interdisciplinar, comúnmente percibida como de
difícil comprensión por los alumnos y, según parece, aún es poco utilizada en la práctica
profesional de profesores de Educación Física. Conscientes de que la Biomecánica congrega
informaciones esenciales a la práctica de ese profesional, en este estudio de caso, con un análisis
cualitativo, pretendemos comprender el proceso de aprendizaje significativo de los conceptos
necesarios para la adecuada elaboración del Diagrama de Cuerpo Libre por parte de los alumnos de
la asignatura de Biomecánica de un curso de formación de profesores de Educación Física de una
Universidad pública de Río de Janeiro, Brasil. Asumimos la Teoría del Aprendizaje Significativo
como marco teórico y la observación participante como estrategia metodológica. Además de las
anotaciones de campo, tomamos como registros las respuestas de un cuestionario y de cuatro tests
realizados durante y después de la asignatura que fueron categorizadas según su naturaleza. Los
resultados sugirieron que, en el continuum aprendizaje mecánico - significativo, el aprendizaje
tendía a ser mecánico, a pesar del evidente avance del conocimiento, que, con relación al conjunto
de las actividades realizadas, parecía mostrarse menos satisfactorio de lo que esperábamos.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractfr
La Biomécanique est une matière interdisciplinaire, habituellement perçue comme complexe par les
étudiants universitaires et encore relativement peu apliquée dans le quotidien professionnel des
professeurs d’Education Physique Sportive. Conscients de sa capacité de rassembler des
informations essentielles à cette pratique, dans la présente étude, qui se caractérise par une
approche qualitative, nous cherchons à comprendre le processus d’apprentissage significatif des
concepts nécessaires à une élaboration adéquate du Diagramme du Corps Libre par les élèves de
l’enseignement Biomécanique dans le programme de Licence en Education Physique Sportive
d’une université publique de Rio de Janeiro, Brésil. Nous considérons la Théorie de l’Apprentissage
Significatif comme cadre théorique et l’observation participative comme une stratégie
méthodologique. Outre les notes écrites à partir de l’observation du champ étudié, nous avons
également pris en compte les réponses à un questionnaire et à quatre tests réalisés pendant les cours
et après la fin du programme. Selon leur nature, ces réponses ont été divisées en catégories
distinctes. Les résultats indiquent que, dans le continuum apprentissage mécanique-significatif, on
tendait toujours vers le premier. Cela suggère que, malgré un manifeste progrès du savoir, celui-ci
s’est révélé, par rapport à l’ensemble des activités réalisées, au-deçà de nos attentes
Keywords in Portuguese
BiomecânicaDiagrama de Corpo Livre
Aprendizagem significativa
Avaliação da Aprendizagem Significativa e Ensino
Keywords
BiomechanicsFree Body Diagram
Meaningful Learning
Meaningful Learning for evaluation and Teaching
Keywords in Spanish
BiomecánicaDiagrama de Cuerpo Libre
Aprendizaje Significativo
Evaluación del Aprendizaje Significativo y Enseñanza
Share