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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16350
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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- IOC - Artigos de Periódicos [12841]
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A INTENCIONALIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA BIOMECÂNICA: REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS EVIDÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Título alternativo
Intentionality in biomechanics meanginful learning: considerations about possible evidences in a context of initial education for Physical education teachersAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Assumindo a Biomecânica como um conhecimento essencial para a prática do professor de
Educação Física, a presente investigação, qualitativa e do tipo estudo de caso, buscou evidências sobre
a intencionalidade do aluno para aprender. Ou seja, pretendeu identificar se o tipo de interação que os
alunos estabelecem entre si, com o professor e com o conhecimento/ disciplina favoreceu a aprendizagem
significativa pelos mesmos. Tomando por base a Teoria da Aprendizagem Significativa e utilizando
a observação participante como estratégia metodológica, os registros obtidos foram variados e, conforme
a natureza, categorizados pela Análise de Conteúdo ou tratados por um teste de correlação estatística.
Os resultados apontam o número de falas como indicador impreciso para caracterizar a intencionalidade
para aprender. No entanto, a atenção à natureza das interações, assim como aos hábitos de
estudo, apresentaram-se como indicadores apropriados para a questão. No presente caso, a maioria dos
13 alunos apresentou intencionalidade para a aprendizagem mecânica.
Resumo em Inglês
Assuming Biomechanics as essential knowledge for Physical Education teacher practice, the
present work searched for evidence of student intentionality to learn. By means of qualitative and case
study research, we intended to verify if the students’ way of interaction with each other, with the
teacher and the subject’s main theme improved meaningful learning. Meaningful Learning Theory was
our theoretical framework and participant observation our methodological strategy. The records were
varied and classified according to their nature by Content Analysis or treated by a correlation test. The
results show the number of speech interactions is an imprecise indicator to define intentional learning,
whereas attention to the nature of interaction as well as to study habits can be presented as appropriate
ones. In this specific case, most of the thirteen students showed intentionality to rote learning.
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