Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16094
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REGIÃO SUL-MINAS
Relato de experiência
Ensino médio
Ensino fundamental
Sul-Minas
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
Incentivar atividades criativas, lúdicas e pedagógicas sobre temáticas de saúde e ambiente nas escolas do ensino fundamental e médio tem sido uma das metas do Programa de Divulgação e Educação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através do recente apoio do CNPq
a programas de educação científica, a Fiocruz , em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, concebeu e implantou a 1ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), integrando uma rede nacional de instituições das áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia. Trata-se de uma competição de caráter educativo, que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos e maior visibilidade a projetos em andamento nas escolas, relacionados aos temas referidos. Esta Olimpíada apresenta um caráter inovador, diferenciando-se das demais da área da ciência, as quais visam a descobrir vocações e talentos para determinadas disciplinas. Seu objetivo é o de estimular projetos pedagógicos, contribuindo para o processo de construção do conhecimento entre professores e alunos e reflexão ampliada sobre saúde, ambiente e cidadania (Lima, 2001). O presente trabalho descreve o processo de implantação e realização do primeiro ano da Olimpíada na
Regional Sul-Minas, analisa os trabalhos selecionados e os depoimentos de professores participantes, discutindo o potencial pedagógico do evento enquanto motivador de uma educação científica relevante para a construção de novos conhecimentos e motivadora da participação e envolvimento com as questões de saúde e ambiente, fundamentais para o
exercício da cidadania.
Palavras-chave
Olimpíada brasileira de saúde e meio ambienteRelato de experiência
Ensino médio
Ensino fundamental
Sul-Minas
Compartilhar