Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16094
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REGIÃO SUL-MINAS
Relato de experiência
Ensino médio
Ensino fundamental
Sul-Minas
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Incentivar atividades criativas, lúdicas e pedagógicas sobre temáticas de saúde e ambiente nas escolas do ensino fundamental e médio tem sido uma das metas do Programa de Divulgação e Educação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através do recente apoio do CNPq
a programas de educação científica, a Fiocruz , em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, concebeu e implantou a 1ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), integrando uma rede nacional de instituições das áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia. Trata-se de uma competição de caráter educativo, que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos e maior visibilidade a projetos em andamento nas escolas, relacionados aos temas referidos. Esta Olimpíada apresenta um caráter inovador, diferenciando-se das demais da área da ciência, as quais visam a descobrir vocações e talentos para determinadas disciplinas. Seu objetivo é o de estimular projetos pedagógicos, contribuindo para o processo de construção do conhecimento entre professores e alunos e reflexão ampliada sobre saúde, ambiente e cidadania (Lima, 2001). O presente trabalho descreve o processo de implantação e realização do primeiro ano da Olimpíada na
Regional Sul-Minas, analisa os trabalhos selecionados e os depoimentos de professores participantes, discutindo o potencial pedagógico do evento enquanto motivador de uma educação científica relevante para a construção de novos conhecimentos e motivadora da participação e envolvimento com as questões de saúde e ambiente, fundamentais para o
exercício da cidadania.
Palabras clave en portugues
Olimpíada brasileira de saúde e meio ambienteRelato de experiência
Ensino médio
Ensino fundamental
Sul-Minas
Compartir