Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15986
ENVIRONMENTAL AND HEALTH EDUCATION FOR SCHOOL-AGE CHILDREN: A TRANSDISCIPLINARY APPROACH
Educação em saúde
Escola de primeiro grau
Educação infantil
Schall, Virgínia Torres | Date Issued:
1994
Alternative title
Educação ambiental e em saúde para escolares de primeiro grau: uma abordagem transdiciplinarAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O artigo apresenta uma breve análise crítica e sugestões quanto à orientação da educação ambiental e em saúde na escola de primeiro grau, baseado em experiências pedagógicas recentes e algumas reflexões teórico-filosóficas.
São discutidos no texto: a importância da transdiciplinaridade; da educação participativa na qual os conhecimentos populares são considerados ao se construir novos conceitos científicos; o planejamento de experiências concretas que estimulem sensações de prazer e admiração pela natureza e pela vida; a análise e busca de soluções para problemas que afetam a realidade local dos alunos, sem perder de vista as questões globais. Aponta-se como fundamental o investimento na formação dos professores, através de cursos e oficinas criativas, que associem a construção de novos conhecimentos à reflexão crítica sobre o papel da escola que deve estar comprometida com a busca de maior igualdade social e manutenção do equilíbrio nas relações entre o homem e a natureza, abrindo espaço para o exercício da cidadania entre os alunos.
Abstract
A brief critical analysis and suggestion for guidelines concerning environmental and health education in the elementary school are presented from the viewpoint of emerging pedagogic experiences and theoretical philosophical reflections.
The major points discussed are: the importance of transdisciplinarity, the enhancement of participatory education where technical knowledge and popular wisdom meet, the planning and execution of concrete experiences which stimulate the sensations of pleasure and of admiration for nature and life, the analysis and the search for a solution to problems affecting the local reality of pupils without losing sight of global issues. A major priority is investment in teacher training, stimulating acquisition of knowledge through creative practice and formation of a critical awareness, essential for the school to clearly show its commitment to a future of greater social equality and harmony in our relationship to the environment.
Keywords in Portuguese
Educação ambientalEducação em saúde
Escola de primeiro grau
Educação infantil
Share