Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15880
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE ENFERMEIRA IZABEL DOS SANTOS (RJ)
Castro, Gracinete Rodrigues de | Date Issued:
2016
Coordinator(s)
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo investigar o processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), analisando criticamente seu Projeto Político Pedagógico e buscando entender como se dá este processo avaliativo no trabalho docente e na formação dos educandos. Para tanto, inicialmente apresenta uma discussão sobre as diferentes concepções de avaliação da aprendizagem na escola e no histórico da regulamentação da educação profissional. A seguir, uma revisão dos conceitos oriundos do Projeto Larga Escala, com apresentação dos fundamentos da proposta pedagógica da ETIS, com destaque para sua concepção de avaliação. Por fim, a apresentação da análise dos dados obtidos por meio do trabalho de campo. Este estudo se deu sob uma abordagem qualitativa, tomando como sujeitos da pesquisa a equipe pedagógica e os egressos do curso de Auxiliar em Saúde Bucal realizado em Piraí, no período entre novembro de 2013 a setembro de 2014. Para construir o referencial teórico, a autora adotou as técnicas de pesquisa: revisão bibliográfica e pesquisa documental. A revisão bibliográfica foi sobre avaliação da aprendizagem e educação profissional em saúde. Os documentos da ETIS usados na pesquisa documental foram o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e os planos de curso. Para o trabalho de campo, a autora realizou grupo focal com egressos do curso e entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica. O tratamento do material obtido no trabalho de campo foi orientado pela Análise de Conteúdo, sob a modalidade Análise Temática. A pesquisa apontou que há uma relação próxima entre a avaliação prescrita no Projeto Político Pedagógico, no que se refere à avaliação formativa da ETIS, e a avaliação que acontece na prática. Entretanto, por mais que as práticas mostrem uma relação educador-educando horizontal, ainda existem fragilidades na “escrita” dos documentos da ETIS. Ou seja, percebe-se uma conflituosa relação entre os conceitos, na base de sua proposta pedagógica, pautados em uma “escrita” influenciada pelo modelo de competências, o que sugere a necessidade de uma discussão sobre competências junto ao coletivo da Escola.
Abstract
The purpose of this study is to investigate the process of learning evaluation developed by the School of Technical Formation in Health Nurse Izabel dos Santos (Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos - ETIS). This study will analyze its Political-Pedagogical Project in order to understand how this evaluating process occurs in the work developed by the teaching staff and in the formation of the students. For that, this study initially will present a discussion about the different concepts of the evaluation of the teaching and learning process and in the history of the regulamentation of professional education. Then this study will present a review of the concepts originated from the Large Scale Project with the presentation of the fundaments of the pedagogical proposal intended by ETIS, highlighting its evaluating concepts. Finally, this study will present the data analysis obtained in field work. This study has a qualitative approach taking as subjects the pedagogical team and the students who have completed the Course of Assistant in Oral Health, which took place in Piraí between November 2013 and September 2014. For the theoretical references, the author of this study has adopted the following research techniques: bibliographic review and documental research. The bibliographic review was about the evaluation of the learning process and the professional education in Health. The documents provided by ETIS used on the documental research were the School Regiment, the Political-Pedagogical Project and the course agenda. For the field work, the author analyzed a focal group with students who have completed the course and partly structured interviews with the pedagogical team. The material obtained in the field work followed the Content Analysis, under the modality of Theme Analysis. The research indicates that there is a close relation between the evaluation of Political-Pedagogical Project, in reference of the formative evaluation of the school (ETIS) and what happens in practice. Nonetheless, although the research shows a horizontal educator-student relation there are still some frailties in the way the documents from ETIS are written, that is, it is possible to perceive a questionable relation between the concepts on the base of its written pedagogical proposal influenced by the model of competencies, which suggests the need for a discussion about competencies with the school’s technical staff.
Share