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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15755
EVALUATION OF THE ZIG-ZAIDS GAME: AN ENTERTAINING EDUCATIONAL TOOL FOR HIV/AIDS PREVENTION
Educational Technology
Evaluation of Results of Preventive Actions
Sex Behavior
HIV
Acquired Immunodeficiency Syndrome
Título alternativo
Avaliação do Jogo ZIG-ZAIDS - um recurso lúdico-educativo para informação e prevenção da AIDS entre pré-adolescentesAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil/Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este artigo apresenta o processo de avaliação de um material educativo, o jogo ZIG-ZAIDS, que teve por objetivo verificar a aplicabilidade deste material em espaços educacionais formais e informais, ou seja, investigar como vem sendo utilizado por profissionais e pais, e pela população-alvo (pré-adolescentes). O estudo envolveu o envio de questionários de avaliação a escolas e instituições que faziam uso do jogo, entrevistas, visitas a alguns locais onde o jogo estava em uso e testagem com grupos de alunos. Incluiu ainda análise de avaliações enviadas anteriormente pelas autoras a solicitantes do jogo. Os resultados demonstraram que o nível de informação da população é mais relevante do que a idade em relação ao impacto do jogo. Outro aspecto destacado relaciona-se à aplicabilidade do ZIG-ZAIDS a situações diversas, como: em treinamentos de profissionais de ensino e saúde; em atividades com menores que vivem na rua; em eventos de prefeituras e instituições, em escolas, empresas, comunidades e postos de saúde. Sintetizando, o ZIG-ZAIDS foi considerado uma alternativa lúdica, criativa e inovadora para informar sobre AIDS e sexualidade.
Resumo em Inglês
This article presents the evaluation process for the ZIG-ZAIDS game, investigating the material's applicability in formal and informal educational contexts, i.e., how the game has been used by health professionals, parents, and the target population (pre-adolescents, or children over 9 years old). The study involved evaluation questionnaires sent to a list of schools and institutions using the game, plus interviews and visits to places where the game was used as well as tested with groups of students. It also includes an analysis of evaluation previously sent by the authors to people who had requested the game. The results showed that the population's level of information is more relevant than age in relation to the game's impact. Another important aspect relates to ZIG-ZAIDS' applicability to different situations: training of health and teaching professionals; activities with street children; municipal institutions and events, schools, companies, communities, and health care centers. In summary, ZIG-ZAIDS was found to be an entertaining, creative, and innovative alternative for providing information on AIDS and sexuality.
Palavras-chave em inglês
Health EducationEducational Technology
Evaluation of Results of Preventive Actions
Sex Behavior
HIV
Acquired Immunodeficiency Syndrome
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