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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15367
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
11 Cidades e comunidades sustentáveis
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OFICINAS PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS COM CÂNCER: UMA PROPOSTA HUMANIZADA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Título alternativo
Workshops for caregivers of children with cancer: a very human heath education proposalAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Resumo
As oficinas em dinâmica de grupo em saúde, como um método de intervenção psicossocial, utilizam a informação e a busca de novos significados afetivos das vivências relacionadas ao processo saúde-doença. Foi objetivo do trabalho desenvolver um espaço de reflexão e de trocas de experiências para cuidadores, considerando o saber do grupo. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a teoria psicodinâmica de grupo proposta por Pichon-Rivière e o enfoque dialógico de Paulo Freire. As oficinas foram realizadas com 28 cuidadore s de crianças atendidas pelo SUS e hospedadas numa Casa de Apoio em Belo Horizonte , MG. As temáticas evidenciadas foram: comunicação mãe-criança; o cuidado com os outros filhos; relação com a criança doente e possibilidades do grupo. Observou-se que a dinâmica grupal possibilitou uma rede de comunicação onde se manifestaram os pensamentos e sentimentos relativos ao ter um filho com câncer, abrindo novas possibilidades de enfrentamento da doença.
Resumo em Inglês
Group-dynamics workshops, as a method of psychosocial intervention, apply information and new affective meanings derived from experienced coexistence, to the health-illness process. The objective of this study was to develop a space for reflection and exchange of experiences for caregivers while tapping group knowledge. As a methodology reference, the Psychodynamic Theory of Group Proposal by Pichon-Rivière and the dialogical approach of Paulo Freire were used. The workshops were carried out with 28 caregivers of children who were attended by SUS [Sistema Único de Saúde, a health-system network] and who lived in a treatment support house in the City of Belo Horizonte/MG. The observed thematics were: mother-child communication; care of the other children; relationships with the sick child and finally, group-possibilities. What was observed was that the group dynamics made a communication network possible whereby they revealed the relative thoughts and feelings of having a son with cancer, opening new possibilities of confronting the illness.
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