Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15305
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
MATERIAIS EDUCATIVOS IMPRESSOS SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA UTILIZADOS NA ATENÇÃO BÁSICA EM BELO HORIZONTE, MG: CARACTERIZAÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Titulo alternativo
Printed educational materials about sexual and reproductive health used in basic care in Belo Horizonte, MG: characterization and some considerationsAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Resumen en portugues
Realizou-se uma análise inicial de materiais educativos impressos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte (BH) sobre temas ligados à saúde sexual e reprodutiva. Foram considerados como pressupostos que a educação em saúde é uma prática que se desenvolve ao nível das relações sociais e que os meios de comunicação de massa e as interações cotidianas podem ser elos entre a população e os serviços de saúde. A partir da coleta de materiais impressos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da SMS/BH, foi realizada classificação, descrição e análise de conteúdo e ilustração dos mesmos. Para contemplar os significados atribuídos às dimensões sexuais e reprodutivas do corpo pelos adolescentes, mediados por um dos materiais, utilizou-se um grupo focal. Com os profissionais de saúde foram realizadas entrevistas semi- estruturadas. Destaca-se que os materiais são produzidos de forma vertical, tratando o público alvo como algo estanque e homogêneo, prevalecendo a temática DST/AIDS. Alguns dos materiais que focalizam a aids demonstram boa qualidade, apresentando uma linguagem objetiva, clara e ilustrações pertinentes. Contudo, na maioria, prevalece a abordagem da dimensão do corpo biomédico em detrimento de uma abordagem mais ampla da sexualidade. Fazem-se necessários avaliações e estudos de recepção para que a produção de material educativo esteja associada ao contexto existencial do público a que é direcionado e que critérios de qualidade dos mesmos estejam incluídos na formação dos profissionais de saúde.
Resumen en ingles
An initial analysis of printed educational materials used by the Municipal Health Office (MHO) of Belo
Horizonte (BH) on themes linked to sexual and reproductive health was carried out. Premises were that
health education is a practice developed at the social relations level and that mass media and daily interaction
can be a link between the population and the health services. Printed material was collected from
a Basic Health Unit (BHU) of the MHO/BH and its content was classified, described and analyzed. To
study the meanings that teenagers attributed to the body’s sexual and reproductive dimensions, using one
of the materials, a focal group was formed. Semi-structured interviews were carried out with health professionals.
It should be emphasized that the materials are produced in a vertical manner, treating the target
audience as an airtight and homogenous block, with the STD/AIDS thematic prevailing. Some of the
materials focusing on aids display good quality, presenting an objective and clear language and pertinent
illustrations. However, in the majority, the prevailing approach is that of the biomedical body in detriment
to a broader approach to sexuality. Assessments and reception studies are needed so that the production
of educational material can be linked to the target audience’s existential context and that quality criteria
for these materials are included in health professionals’ training.
Compartir