Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14464
Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Promoção da saúde
Ergologia
Práticas educativas em saúde
Promoção da Saúde
Cursos de Capacitação
Formação de Recursos Humanos
Processo Saúde-Doença
Sant´Anna, Suze Rosa | Fecha del documento:
2012
Titulo alternativo
Promotion and health education: extended research community and its contributions to health trainingAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Introdução: Nas últimas décadas, os princípios e as diretrizes da Promoção da Saúde têm se tornado um desafio para o campo da formação em saúde. Com o intuito de proporcionar aos sujeitos em formação uma experiência de vivência e reflexão em torno de práticas de promoção e educação em saúde propôs-se um dispositivo denominado Comunidade Ampliada de Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (CAP-PES), inspirado na Ergologia, numa perspectiva de construção/reflexão/intervenção na realidade. Objetivo: Criar e analisar a estratégia educativa CAP-PES enquanto dispositivo de formação em saúde e suas contribuições para o processo de produção de saberes e (trans)formação do trabalho. Percurso metodológico: Trata-se de pesquisa formação-intervenção realizada com alunos de enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETEHJS), da rede FAETEC, Rio de Janeiro. A estratégia CAP-PES foi desenvolvida em 5 etapas, a saber: Primeira etapa: Realização de um debate/reflexão sobre temas atuais da saúde a fim de contextualizar e inserir o aluno no cenário teórico-prático proposto pela CAP-PES. Segunda etapa: Conhecer os problemas de saúde da comunidade escolar, a partir da implementação de um inquérito de saúde denominado A saúde do aluno da ETES . Terceira etapa: Organização de grupos dialógicos, espaços de reflexão e trocas entre alunos-pesquisadores e a comunidade escolar para juntos criarem pautas de ação visando a construção de um ambiente escolar mais saudável. Quarta Etapa: Planejamento e operacionalização de prática educativa em saúde (PES), sob a ótica da promoção da saúde. Quinta Etapa: Implementação de Encontros sobre o trabalho , na perspectiva da ergoformação, para conhecer os saberes constituídos e investidos dos alunos-pesquisadores.
Ao final, foi realizada uma reflexão-análise da estratégia CAP-PES em relação ao desafio e a potencialidade de produzir saberes para a formação em saúde. Resultado: O estudo contribuiu com a construção, reflexão e formalização na escola técnica de um novo dispositivo de formação, cujo principal resultado foi intensificar a reflexão crítica e inserção dos estudantes nos cenários de prática que enfatizem a produção de novos saberes e práticas no campo da Promoção e Educação em Saúde.
Palabras clave en portugues
Formação em saúdePromoção da saúde
Ergologia
Práticas educativas em saúde
DeCS
Educação em SaúdePromoção da Saúde
Cursos de Capacitação
Formação de Recursos Humanos
Processo Saúde-Doença
Compartir