Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14461
Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
RESILIÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DAS ESCOLAS DO AMANHÃ
Prática docente
Escolas do amanhã
Professores do ensino fundamental
Estresse laboral
Teaching practice
Schools of tomorrow
Elementary school teachers
Work-related stress
Fajardo, Indinalva Nepomuceno | Fecha del documento:
2012
Titulo alternativo
Resilience in the teaching practice of the schools of tomorrowDirector
Co-director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este estudo, com o título Resiliência na prática docente das Escolas do Amanhã , se constitui numa pesquisa qualitativa, onde foram utilizadas estratégias de histórias devida para compreender a realidade social dos professores relatada em entrevistas. O campo de estudo e análise foram escolas da 3ª Coordenadoria Regional de Educação,pertencentes à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (3ª CRE/ SME RJ). O foco da pesquisa é o trabalho do professor regente das turmas do 1º ao 3º ano doensino fundamental, que leciona nas escolas do projeto Escolas do Amanhã ,localizadas em áreas conflagradas, isto é, escolas inseridas em comunidades de risco social e de difícil acesso. Esse projeto da prefeitura tem como preocupação melhorar a qualidade do ensino e o índice de desempenho dos alunos moradores em áreas deconflito armado. O pressuposto da pesquisa é de que existem professores que, apesar das condições adversas de trabalho, não se deixam sucumbir ao estresse; persistem na profissão e seu diferencial é uma dedicação maior ao trabalho e sua capacidade de enfrentar com criatividade, flexibilidade e iniciativa as adversidades e os desafiosencontrados no ambiente das escolas. Em consonância com o objeto de estudo, o objetivo geral foi desenvolver uma análise que permitisse identificar o perfil dos docentes que atuam nessas escolas e que fossem portadores ativos das características de resiliência. Para se obter os dados, trabalhou-se com narrativas de histórias de vidade 30 professores, com o engajamento da investigadora numa relação estreita com tais docentes e com observação participante dos fatos no cenário em que ocorriam.
Ficou constatado, no caso das escolas pesquisadas, que a resiliência, ao invés de seguir somente uma perspectiva individualista, também requer estímulo da criação de vínculos de sociabilidade. O tema da resiliência nos estudos em educação ressalta o aspecto da promoção da saúde, caracterizando o enfoque centrado na proteção e prevenção de agravos. Experimentar demasiado estresse durante muito tempo pode resultar em sérios prejuízos à saúde, como aparecimento de enfermidades cardiovasculares etranstornos psicológicos, dentre os quais, depressão e esgotamento físico e mental. As análises teóricas e as pesquisas sobre resiliência no campo da educação mostram a importância de dar ênfase ao professor e a suas capacidades intuitivas e criativas dedesenvolver aspectos positivos em ambientes de constantes riscos. O estudo conclui mostrando que a resiliência pode ser definida como a capacidade desenvolvida pelossujeitos de responder e reagir às situações consideradas traumáticas, adversas e violentas sem sucumbir frente a elas. Porém, esse processo de construção interior se dá numa perspectiva interacionista e dialética, que considera significativo o contexto, omeio, as relações, o papel da cultura e dos agentes na área da educação, juntamente com o apoio da família, dos suportes sociais, da escola e de outras pessoas.
Resumen en ingles
This study entitled “Resilience in teaching practice of Schools of Tomorrow”, constitutes
a qualitative research, where strategies using life stories were used to better understand
the social reality of the teachers reported in interviews. The field of study and analysis
were schools from the 3rd Coordination of Regional Education, belonging to the
Municipal Department of Education of Rio de Janeiro (3ªCRE/SME/RJ). The focus of the
research is the work of the classroom teacher from 1st to 3rd grade classes of
elementary school, who teaches in the schools of the project "Schools of Tomorrow",
located in contested areas, which are risky communities and of difficult social
accessibility. This project is concerned with improving the teaching quality and the
performance standard of students living in areas of armed conflict. The assumption is
that there are teachers who, despite the adverse work conditions, do not succumb to
stress; they persist in their duty and with a differential of greater dedication to work and
ability to cope with the adversity challenges encountered in the environment of schools
with creativity, flexibility and initiative. Parallel to the object of study, the overall goal was
to develop an analysis that identifies the profile of teachers who work in these schools
and are active carriers of these resilience characteristics. In order to collect data, we
worked with narratives of the life stories of 30 different teachers, with the participation of
a researcher in close interaction with the said teachers and an engaged observation of
the events which took place in that scenario. It was stated, regarding the schools
surveyed, that resilience, rather than just following an individualistic perspective, also
requires the creation of stimulation sociability bonds. The theme of resilience in
education studies emphasizes the aspect of health promotion, featuring the focus on
protection and disease prevention. Experiencing stress for long periods can result in
severe health damage, such as development of cardiovascular diseases and
psychological disorders, depression and physical and mental exhaustion among them.
The theoretical analyses and researches about resilience in the field of education show
the importance of emphasizing the teacher and their intuitive and creative abilities to
develop positive aspects inside constant risk environments. The study is concluded by
showing that resilience can be defined as the ability developed by individuals to respond
and react to traumatic, adverse and violent situations without succumbing to them.
However, this inner construction process takes place within a dialectical and
interactionistic perspective that regards the context, the environment, relationships,
culture and the role of agents in the area of education as extremely important, as well as
family, social, school and other people’s support.
Palabras clave en portugues
ResiliênciaPrática docente
Escolas do amanhã
Professores do ensino fundamental
Estresse laboral
Palabras clave en ingles
ResilienceTeaching practice
Schools of tomorrow
Elementary school teachers
Work-related stress
Compartir