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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14199
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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COMPETÊNCIA PARA RESULTADOS: ESTUDO DE CASO DA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Competência Profissional
Força de Trabalho
Modernização do Setor Público
Políticas Públicas
Santana, Rodrigo dos Santos | Data do documento:
2015
Título alternativo
Results for competence: a case study on Administrative Affairs Undersecretary of the Ministry of HealthAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As mudanças no contexto social brasileiro, atreladas aos novos desafios do Estado, bem como da
administração pública, têm gerado aprimoramentos e alterações, na cultura das organizações
públicas, tanto no que diz respeito ao perfil de competências de seus gestores e servidores, quanto
às formas de desenvolvê-las. Para o atingimento da missão institucional, cada vez mais vem sendo
atrelado à definição de estratégias organizacionais e mensuração de resultados, visando o
desenvolvimento de políticas públicas e o lucro social. Assim, o processo de gestão de pessoas por
competências tem sido um dos principais recursos, apropriado pelas organizações, uma vez que seu
foco é no desenvolvimento de seu desempenho, sustentabilidade e resposta à sociedade. O presente
trabalho é um estudo de caso exploratório que investigou como se deu o processo de criação e
institucionalização da Gestão por Competências no Ministério da Saúde e analisou o nível de
implementação da Gestão por Competências na Subsecretaria de Assuntos Administrativos-SAA. A
SAA tem papel fundamental no desenvolvimento da força de trabalho do Ministério da Saúde, e os
processos de educação permanente devem ser fomentados e articulados por esta unidade meio,
subordinada a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Entretanto, a dinâmica de consolidação
e implementação de um projeto dessa complexidade esbarra em variáveis institucionais, políticas e
conjunturais, o que evidencia que ainda existe um longo caminho a percorrer para o alcance de seus
objetivos.
Resumo em Inglês
The changes in the Brazilian social context, linked to the new challenges of the State and public
administration, have generated enhancements and changes in the culture of the public, both with
regard to the profile of skills of its managers and servers, on ways to develop them. For the
achievement of the institutional mission, increasingly has been linked to the definition of
organizational strategies and measurement of results, for the development of public policies and
social profit. So the people management process expertise has been one of the key features, suitable
for organizations, since its focus is on the development of performance, sustainability and response
to society. This work is an exploratory case study that investigated how was the process of creation
and institutionalization of Management Skills at the Ministry of Health and reviewed the level of
implementation of the Management Skills in the Secretariat for Administrative Affairs-SAA. The
SAA plays a key role in developing the Ministry of Health's workforce, and lifelong learning
processes should be fostered and articulated by this middle unit, under the Executive Secretariat of
the Ministry of Health. However, the dynamic of consolidation and implementation a project of this
complexity comes up against institutional, political and situational variables, which shows that there
is still a long way to go to achieve your goals.
DeCS
Educação ContinuadaCompetência Profissional
Força de Trabalho
Modernização do Setor Público
Políticas Públicas
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