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Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
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ANÁLISE ESPACIAL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS: COMPARAÇÃO ENTRE O LOCAL DE RESIDÊNCIA E DE OCORRÊNCIA DO ACIDENTE NO RIO DE JANEIRO
Spatial analysis of traffic accidents with fatal victims: comparing place of residence and place of occurrence in Rio de Janeiro
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Veículos Automotores
Sistemas de Informação
Coeficiente de Mortalidade
Brasil
Título alternativo
Análisis espacial de los accidentes de tránsito con víctimas fatales: comparación entre el lugar de residencia y de ocurrencia del accidente en Río de JaneiroSpatial analysis of traffic accidents with fatal victims: comparing place of residence and place of occurrence in Rio de Janeiro
Autor(es)
Afiliação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológicas. Laboratório de Geoprocessamento, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológicas. Laboratório de Geoprocessamento, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo comparar a distribuição espacial dos óbitos
por acidentes de trânsito na cidade do Rio de Janeiro, em 2003, a partir de três
tipos de endereço: residência da vítima; local de ocorrência do acidente; e local
de ocorrência do óbito, em nível de setor censitário. Utilizou-se o Estimador
de Kernel para verificar se existe ou não diferença nos padrões de áreas de
risco determinados a partir dos registros destes endereços. Concluiu-se que
há diferença nos padrões espaciais, em todos os tipos de endereço utilizados.
Dessa forma, mostra-se como o mapeamento dos acidentes, identificando o local
de ocorrência deste, é essencial, pois fornece subsídios às ações de políticas
públicas para redução e prevenção dos acidentes. Para tanto, são necessárias
algumas medidas administrativas que permitam a sistematização e o registro da
informação adequada.
Resumo em Inglês
The purpose of this study is to compare the spatial distribution of deaths by traffic accidents
in the City of Rio de Janeiro in 2003, based on three different types of addresses: the victims’
residential addresses, address of accident, and that of death, by census track levels. The
Kernel Estimation was utilized to estimate risk areas, in order to check for possible differences
in the spatial patterns among different ways of classifying addresses. The results show that
there are major differences in risk patterns according to address type. Especially, it shows that
it is essential to know the place of the accident for clearly pointing out risk areas. This enables
authorities to take informed actions in public policies aimed at reducing and preventing traffic
accidents. Nonetheless, to enable such analyses in the future, administrative steps should be
taken that will allow suitable information to be systematized and organized.
Resumo em Espanhol
Este trabajo tiene como objetivo comparar la distribución espacial de las muertes por accidentes
de tránsito en la ciudad de Río de Janeiro, en 2003, a partir de tres tipos de dirección: residencia
de la víctima, lugar de ocurrencia del accidente y lugar de ocurrencia del fallecimiento, a nivel
de sector censal. Se utilizó el Estimador de Kernel para verificar si existe o no diferencia en
los padrones de áreas de riesgo determinados a partir de los registros de estas direcciones.
Se concluyó que existe diferencia en los padrones espaciales, en todos los tipos de dirección
utilizados. De esta forma, se muestra como el mapeo de los accidentes, identificando el lugar de
ocurrencia de éste, es esencial, pues suministra subsidios a las acciones de políticas públicas
para reducción y prevención de los accidentes. Para ello, son necesarias algunas medidas
administrativas que permitan la sistematización y el registro de la información adecuada.
DeCS
Distribuição Espacial da PopulaçãoAcidentes de Trânsito/mortalidade
Veículos Automotores
Sistemas de Informação
Coeficiente de Mortalidade
Brasil
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