Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1315
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ICICT - Artigos de Periódicos [1377]
- IOC - Artigos de Periódicos [12596]
Metadata
Mostrar registro completo
REFLEXÕES SOBRE OS OBJETOS E OS AMBIENTES FÍSICOS DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE
Título alternativo
Reflections about health and educational objects and physical environmentsAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Setor de Inovações Educacionais. Laboratório de Biologia Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Setor de Inovações Educacionais. Laboratório de Biologia Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Setor de Inovações Educacionais. Laboratório de Biologia Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O artigo traz um novo olhar sobre os
objetos e ambientes físicos destinados às atividades
de ensino e pesquisa em saúde. Aponta questões
sobre a comunicação entre os designers e as pessoas
que utilizam seus projetos. Pergunta sobre as formas
de contribuição do designer para a transformação
positiva do estado de espírito dos usuários
de ambientes destinados ao ensino e à saúde, levando
em conta as reações ou sentimentos das pessoas
perante os produtos e os ambientes, em especial
manifestações de alegria e bem-estar. E apresenta
a edição piloto de um instrumento diferenciado
de sensibilização e levantamento de dados, no formato
de oficina de trabalho, denominada Espaço,
Criação e Alegria.
Resumo em Inglês
This article looks to the objects and physical
environments destined to teaching and research
in health from a different perspective. It
addresses the communication between the designers
and the people that use their projects and investigates
in which ways the designer can contribute
to a positive transformation of the state of
mind of the users of teaching and health environments,
taking into account the reaction of people
to the products and environments, especially manifestations
of pleasure and well-being. The article
presents a pilot edition of an instrument for sensitization
and data collection in form of a workshop
called “Environment, Creation and Pleasure”.
Key words Health, Education, Design, Communication,
Pleasure
Compartilhar