Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13013
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
02 Fome zero e agricultura sustentávelMetadata
Mostrar registro completo
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE PLANTAS MEDICINAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS VOLTADOS PARA A INOVAÇÃO EM FITOMEDICAMENTOS
Souza, Dayana Azevedo Silva de | Data do documento:
2014
Título alternativo
Local clusters of medicinal plants and their contribution to the structuring of sustainable systems geared towards innovation in phytoAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A importância dos recursos naturais para o desenvolvimento vem sendo abordada a tempos devido as potencialidades geradas pela exploração dos recursos naturais. Os Arranjos Produtivos Locais representam um novo instrumento de planejamento local para a resolução de problemas, como geração de emprego e renda, objetivando o desenvolvimento, baseado na participação do território e nas interações e articulações de diversos atores sociais, econômicos, institucionais, públicos e privados, integrando de todas estas dimensões. O complexo produtivo de plantas medicinais envolve diversas etapas até que um produto seja gerado, e o conhecimento tradicional e popular é um valioso contribuinte deste processo, assim como práticas de cultivo baseada na agroecologia e sustentabilidade, contribuindo para a conservação ambiental, estando intimamente ligado ao conceito de APLs. O desenvolvimento desta cadeia depende da interação de diversos atores sociais, serviços de atenção à saúde, agricultores familiares, indústrias, farmácias, instituições de ensino e as políticas públicas relacionadas ao setor das plantas medicinais e fitoterápicos, abordam este fato. A participação da agricultura familiar e a interação entre estes diversos atores constitui um fator impulsionador do empoderamento das comunidades no processo de desenvolvimento. O Projeto PROFITO, realiza o cultivo da Curcuma longa L. que pertence à lista da RENISUS em conjunto com agricultores, promovendo a agroecologia, sustentabilidade e o fortalecimento a cadeia produtiva local.
Compartilhar