Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12923
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ENSP - Artigos de Periódicos [2326]
- IOC - Artigos de Periódicos [12596]
Metadata
Mostrar registro completo
APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS INVESTIGATIVOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O POTENCIAL DE UMA AULA PRÁTICA DE VOLUMETRIA PARA PROMOVER O ENSINO INTERDISCIPLINAR
Formação de professores
Volumetria
Interdisciplinaridade
Teaching education
Volumetry
Interdisciplinary
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O Ministério da Educação vem empregando esforços para reestruturar os currículos do ensino médio no
Brasil, incluindo o Programa Ensino Médio Inovador, que busca implantar ações interdisciplinares nas escolas.
Este trabalho apresenta as concepções de professores da área de ciências da natureza do estado do Rio de
Janeiro sobre o potencial de uma prática de volumetria, empregada para determinar a acidez de refrigerantes
e inserida na aplicação da aprendizagem baseada em problemas para promover o ensino interdisciplinar.
Nossos resultados apontam que as atividades desenvolvidas são capazes de integrar conhecimentos de todas
as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio.
Resumo em Inglês
Investigative Case-Based Learning and Teacher Education: the Use of Volumetry to Promote Interdisciplinary Teaching. The Ministry of Education
is employing efforts to restructure the curricula of high school in Brazil, including the Innovative Education Program in High School, which seeks to implement
interdisciplinary activities in schools. This paper presents the conceptions of teachers in the area of Natural Sciences of High School of the State of Rio
de Janeiro on the potential of a practice of Volumetry, used to determine the acidity of soft drinks and inserted in the application of Problem-Based Learning,
to promote interdisciplinary teaching. Our results indicate that the activities developed are able to integrate knowledge from all disciplines that make up the
curriculum of high school.
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em casos investigativosFormação de professores
Volumetria
Interdisciplinaridade
Palavras-chave em inglês
Investigative case-based learningTeaching education
Volumetry
Interdisciplinary
Compartilhar