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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12876
CORPO, SEXUALIDADE, GÊNERO E AS MEDIAÇÕES CULTURAIS EM REVISTAS FEMININAS JUVENIS: POSSIBILIDADES DE USO PARA O ENSINO NÃO-FORMAL
Cezar, Bartira dos Reis Rocha | Date Issued:
2013
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho discute as concepções acerca das construções de corpo, gênero e sexualidade entre jovens escolares mediadas pelas revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida em contexto de ensino não-formal. Buscou-se desenvolver uma atividade de ensino não-formal para educação sexual aplicável ao ensino de ciências. Com a temática da iniciação sexual buscou-se articular os conhecimentos dos alunos sobre corpo, gênero e sexualidade tendo como mediadoras das atividades as revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida. Esta análise de perspectiva socioantropológica se beneficia de referenciais teóricos dos campos da comunicação e educação para articular os conhecimentos dos jovens com o uso das revistas em sala de aula. Na perspectiva adotada, a abordagem escolar, centrada na fisiologia e prevenção às DST, mostra-se potencialmente ampliada ao abarcar aspectos subjetivos da sexualidade juvenil. As referências ao gênero e à orientação sexual presentes na leitura crítica das revistas feita pelos jovens indicam um descompasso entre as imagens produzidas na mídia e a experiência subjetiva, a serem exploradas nas práticas de ensino
Os resultados apontam em duas direções: a primeira para a relevância do incremento de ações desta natureza na escola a possibilidade de ampliação e articulação do ensino não \2013formal ao formal de ciências a partir dos saberes dos alunos mediadas pelas revistas Capricho e Atrevida na construção do conhecimento. A segunda refere-se ao enfrentamento de temática ainda pouco debatida no contexto escolar, mas de crescente interesse para a sociedade brasileira no plano dos direitos. A linguagem empregada pelos meios de comunicação estimula o interesse dos jovens em aprender e mostra como o uso das revistas contribui com educadores na identificação das lacunas de conhecimento observadas na abordagem tradicional do ensino de ciências
Abstract
This paper discusses the
conceptions
regarding the construction of
body, gender and
sexuality among
young
schoolchildren
mediated by
the
juvenile female
magazines
“Capricho” and “Atrevida”
in
a
non
-
formal education
context
.
It has been
sought to
develop
a
non
-
forma
l
teaching activity regardin
g
sexual
education applicable to
science teaching.
With the sexual
initiation
theme
it has been
sought to
articulate the
knowledge
of students
about
body,
gender and sexuality
having both “
Capricho
” and
“Atrevida” magazines
as mediators
of
the
activities
.
Such
social
-
anthropological
perspective
benefits from
theoretical
references in the
fields
of
communication and
education
in order
to
articulate the
youngsters’
knowledge
using
those magazines
in
the classroom
.
With
the
adopted
perspective
, the
school app
roach
,
focusing on
physiology and
preventi
on of
ST
Ds
, seems
potentially
expanded
as it
c
over
s
subjective aspects
of
juvenile
sexuality
.
The references
to gender and
sexual
orientation
present in the
critical reading
of
the magazines done
by young
sters
indicate
an imbalance between
the images produced
by the media
and
the
subjective
experience
to be exploited
in teaching practices
.
The results point
in two directions
:
first
to
the
importance of
increas
ing
actions
of
this nature
in
school
and
the
possibility
of
expansion and
articulation
from
non
-
formal to
formal
education in
science
from the
students'
knowledge
mediated
by “
Capricho
”
and
“
Atrevida
” magazines
in the
construction of
knowledge.
The second
relates to facing such
theme
, which is
yet
po
orly
debated
in the school
environment
,
but
of increasing interest
to the Brazilian
society
in terms of
rights
.
The language used
by the media
encourages
young
sters
interest
in learning
and
shows how the use
of
such
magazines
contributes
to
educators
in
identifying
knowledge gaps
observed
at
traditional
science
teaching
approaches
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