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Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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AS DORES E DELÍCIAS DA FORMAÇÃO MÉDICA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE MEDICINADA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UERJ
Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
Práticas Pedagógicas
Medical students
Education
Medical undergraduate
Pedagogical Practices
Qualidade de Vida
Educação de Graduação em Medicina - tendências
Estudos de Casos
Chazan, Ana Cláudia Santos | Data do documento:
2015
Título alternativo
The pains and pleasures of medical training. A case study on the quality of life of medical students of the Faculty of Medical Sciences, UERJAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho buscou compreender a relação entre a qualidade de vida (QV) dos estudantes de medicina de uma escola pública tradicional do Rio de Janeiro e a formação médica e foi desenvolvido em duas etapas. Entendeu-se QV como uma construção subjetiva, só possível de ser avaliada pelo próprio sujeito, multidimensional e composta por elementos que devem estar presentes e outros que devem estar ausentes.Utilizou-se na primeira fase o WHOQoL-Bref, instrumento validado no Brasil e, com isso, observou-se uma queda nos escores de QV dos estudantes do terceiro e sexto ano,etapas importantes do desenvolvimento profissional. Dos 394 participantes, com média de idade de 23 anos, 20 por cento referiram pelo menos uma morbidade crônica (MCR). Muitas destas podem ser resultado de estresse, ou por este exacerbadas. Estudantes com MCR, do sexo feminino (61 por cento), cotistas (43 por cento) e da classe econômica C (20 por cento), apresentaram menores escores de QV. O efeito negativo conjunto destas variáveis teve maior expressão na variabilidade (R2) nos domínios físico (18%) e meio ambiente (22 por cento). Na segunda etapa, realizou-se uma abordagem qualitativa, tendo sido entrevistados 21estudantes e 16 docentes. O uso do conceito de habitus como matriz de percepção e categoria analítica, possibilitou compreender como o cotidiano da formação e os processos de ensino-aprendizagem afetam a QV dos estudantes e levantou hipóteses sobre a maior vulnerabilidade dos cotistas. Observou-se que as práticas hegemônicas do modelo biomédico e do ensino tradicional são reproduzidas na escola pela força do habitus. A desconstrução do sujeito que ocorre ao longo da formação se dá sobre os pacientes e os estudantes, que não tem suas necessidades de cuidado e aprendizagem percebidas nem acolhidas, mas também sobre os professores, excluídos dos processos de gestão da escola.
Resumo em Inglês
This work seeked to understand the relation between the students of a traditional medical school from Rio de Janeiro s quality of life (QoL) and medical formation, andit was developed in two stages. There was an understanding of QoL as a subjective construction that can only be evaluated by the subject itself, multidimensional and composed by elements that must be present and others that must be absent. Using the WHOQoL-Bref, a validated instrument in Brazil, it revealed a decrease in the QoL scores of third and sixth year students, important steps of professional development. Of 394 participants, with average age of 23 years old, 20 percent reported at least one chronic morbidity (RCM), many may be the result of stress, or by it exacerbated. Students with RCM, as well as female students (61 percent), scholarship holders (43 percent) and those from economic class C (20 percent) presented lower QoL scores. The negative effect of thes evariables together had more say in variability (...) in the physical (18 percent) and the environment (22 percent) domains of WHOQol-bref. The second stage held a qualitative approach. There was an interview amongst twenty-one students and sixteen professors, using the habitus concept as matrix of perception and analytical category. It was possible to understand how the daily training and the teaching-learning processes affectthe QoL of students and raise hypothesis about the bigger vulnerability of shareholders. It was observed that the hegemonic practices of the biomedical model and the traditional teaching are reproduced at school by habitus strength. The de construction ofthe subject that occurs throughout the training takes place on patients and students, whodon t have their personal care and learning needs perceived, and on teachers, who are excluded from management processes in school.
Palavras-chave
Qualidade de vidaEstudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
Práticas Pedagógicas
Palavras-chave em inglês
Quality of lifeMedical students
Education
Medical undergraduate
Pedagogical Practices
DeCS
Educação MédicaQualidade de Vida
Educação de Graduação em Medicina - tendências
Estudos de Casos
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