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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/11722
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12791]
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UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Título alternativo
An approach regarding the use of medication in biology textbooks as a strategy for health promotionAutor(es)
Afiliação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Nilópolis, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Nilópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Nilópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O uso inadequado de medicamentos constitui uma grande ameaça à saúde pública e os medicamentos ocupam a primeira posição dentre os agentes causadores de intoxicação no Brasil, à frente de venenos para roedores e insetos, drogas ilícitas, agrotóxicos, produtos de limpeza e alimentos estragados. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) dão grande ênfase à saúde, uma vez que encontramos o tema Medicamentos mencionado repetidas vezes em seus conteúdos. O objetivo da pesquisa foi estudar as abordagens sobre o uso de medicamentos nos livros didáticos. Foram analisados onze livros didáticos de biologia, sendo seis constituídos de volumes únicos e cinco com três volumes cada, num total de vinte e um volumes. O uso racional de medicamentos deve ser considerado um tópico importante da promoção da saúde que atinge todos os setores da sociedade, devendo ser enfatizado na educação básica. Diante disso, e com base nos presentes resultados, sugerimos que os livros didáticos analisados sejam adequados às novas legislações e que os conteúdos o URM, atendendo assim as recomendações dos PCN+. Para tanto, os livros poderiam tratar de forma concisa os temas: automedicação, adesão ao tratamento medicamedicamentoso, propagandas e reportagens sobre medicamentos entre outros.
Resumo em Inglês
The inappropriate use of medication represents a major threat to public health and drugs rank first among the agents causing intoxication in Brazil, ahead of poisons for rodents and insects, illegal drugs, pesticides, cleaning products and spoiled food. The National Curriculum of Secondary Education Parameters (PCN+) give major emphasis to health, since the reference to Drugs is mentioned repeatedly in the text. The scope of this research was to study the approaches to drug use in textbooks. For this purpose, eleven biology textbooks were analyzed, namely six single volumes and five with three volumes each, i.e. a total of twenty-one volumes. The rational use of medication should be considered an important topic for the promotion of health which affects all sectors of society and should be emphasized in basic education. In line with this idea and based on the results obtained, it is suggested that the textbooks analyzed should be adapted to the new legislation and content that addresses Rational Drug Use, thus meeting the recommendations of PCN+. In this context, the books should concisely address the following topics: self-medication, adherence to drug treatment, advertisements and reports on drugs, among others.
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