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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10898
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
Metadata
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GROWTH STATUS AND ACADEMIC PERFORMACE IN BRAZILIAN SCHOOL AGE CHILDREN: GROWTH RETARDATION IMPAIRS MATHEMATICAL, BUT NOT READING AND SPELLING ABILITIES
Desempenho Acadêmico
Competência em Matemática
Desenvolvimento Cognitivo
Neurocomportamento
Achievement
Academic Standing
Mathematical Ability
Cognitive Development
Neurobehavior
Título alternativo
Crescimento e desempenho acadêmico em escolares brasileiros: retardo no crescimento interfere com a matemática mas não com a leitura e a escritaAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Pediatria. Setor de Neurociências. Laboratóorio de Neuropsicologia Clínica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Federal Fluminense. Centro de Ciências Médicas. Setor de Neurociências. Niterói, RJ, Brasil.
World Health Organization. Department of Nutrition. Geneva, Switzerland.
World Health Organization. Department of Nutrition. Geneva, Switzerland.
Resumo
Objetivo: Examinar o efeito do crescimento no desempenho acadêmico e a associação entre crescimento e competência acadêmica. Método: A estatura de 722 escolares da rede pública de Niterói foi medida através de procedimentos padronizados e escores padronizados da estatura para a idade (HAZ) foram calculados com base em referência internacional. O desempenho acadêmico foi avaliado através de uma adaptação do Wide Range Achievement Test (WRAT3) composto de leitura, aritmética e ditado. Resultados: Crianças com HAZs mais elevados apresentaram um desempenho melhor do que crianças com HAZs mais baixos somente na aritmética. Este achado foi confirmado por uma análise de modelo de regressão múltipla dos dados. Ademais, somente o rendimento em aritmética mostrou uma associação positiva com HAZs. Conclusão: Os resultados indicam que o retardo no crescimento impacta especificamente no desenvolvimento de competência em matemática e são consistentes com um modelo de influências durante o curso da vida que inclui efeitos de latência, cumulativos e de trajetória.
Resumo em Inglês
Aim: To assess the effect of child growth status on academic achievement and the association between child growth and academic standing. Method: The heights of 722 middle-school children were measured using standard pro c e d u res and height-for-age z (HAZ) scores were calculated based on an international re ference. Academic perf o rmance was assessed by an adaptation of the Wide Range Achievement Test (WRAT3) composed of Reading, Arithmetic and Spelling. Results:C h i l d ren in the group with higher HAZ scores perf o rmed better than children in the group with lower HAZ scores only on the Arithmetic subtest. This finding was confirmed by multiple re g ression model analysis of the data. In addition, only perf o rmance on the Arithmetic subtest was positively associated with HAZ. Conclusion: These results indicate that growth retardation impacts specifically on the development of arithmetic (numeracy) skills and a reconsistent with a three-fold model of life course influences on health including latency, cumulative and pathway effects.
Palavras-chave
CrescimentoDesempenho Acadêmico
Competência em Matemática
Desenvolvimento Cognitivo
Neurocomportamento
Palavras-chave em inglês
Child GrowthAchievement
Academic Standing
Mathematical Ability
Cognitive Development
Neurobehavior
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