Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10313
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2348]
- IOC - Artigos de Periódicos [12747]
Metadata
Show full item record
SAÚDE, GÊNERO E RECONHECIMENTO NO TRABALHO DAS PROFESSORAS: CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS NO BRASIL E NA FRANÇA
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - Genre, Travail, Mobilités (CRESPPA-GTM). Paris, France.
Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - Genre, Travail, Mobilités (CRESPPA-GTM). Paris, France.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - Genre, Travail, Mobilités (CRESPPA-GTM). Paris, France.
Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - Genre, Travail, Mobilités (CRESPPA-GTM). Paris, France.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo trata do
reconhecimento do trabalho das professoras e
suas implicações sobre a saúde em dois diferentes
contextos econômicos e sociais: de um país da
América Latina (Brasil) e de um país europeu
(França). Baseia-se, principalmente, nas contribuições
teóricas da psicodinâmica do trabalho e das ciências
sociais, apresentando exemplos oriundos de diversas
pesquisas. Observa-se que, apesar das diferenças
em relação às condições laborais das professoras nos
dois países, o não reconhecimento de seu trabalho
está presente em ambos os contextos. Os baixos
salários (mesmo considerando-se as especificidades
de cada um desses contextos) e a falta de valorização
dos esforços feitos no cotidiano profissional são a
prova disso. No entanto, na França, o mal-estar
das professoras advém, sobretudo, de dúvidas
sobre a utilidade social do trabalho docente, frente
às inúmeras reformas e às defasagens no nível de
escolaridade dos alunos. No caso do Brasil, o malestar
decorre especialmente da precariedade das
condições de trabalho, que sinalizam a desvalorização
da profissional, destacando-se o número excessivo de
alunos por turma e a necessidade de complementação
salarial. Nos dois casos registra-se a importância do
reconhecimento pelos alunos e do trabalho em equipe
na preservação da saúde.
Share