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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10306
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IFF - Artigos de Periódicos [1285]
Metadata
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PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA SOBRE A ALTA DE CRIANÇAS OSTOMIZADAS
Percepciones de los profesionales de una unidad pediátrica hospitalaria acerca del alta de niños ostomizados
Patient Discharge
Family
Education Continuing
Ostomy
Alta del Paciente
Familia
Educación Continua
Ostomía
Título alternativo
Professional health care team perception as to ostomized children discharge in a pediatric hospital unitPercepciones de los profesionales de una unidad pediátrica hospitalaria acerca del alta de niños ostomizados
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde Materno-Infantil. Unidade Intermediária Pediátrica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Objetivamos conhecer as percepções de uma equipe multidisciplinar de assistência às crianças ostomizadas acerca do processo de alta. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho estratégico, configurando um estudo de caso institucional. Realizamos 10 entrevistas semi-estruturadas com profissionais da enfermaria de pediatria do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Recorreu-se à análise de conteúdo na modalidade temática. Evidenciou-se que a percepção dos profissionais é de que a alta é fragmentada, a comunicação entre a equipe é falha, a educação continuada da família é fundamental e sua principal dificuldade é econômica, sendo a mãe o elemento facilitador. Concluiu-se que a tecnologia incorporada ao cotidiano traz mudanças familiares importantes; há uma lacuna entre planejamento e processo de alta; o trabalho em equipe seria o ideal, mas a falta de comunicação o impede. Os cuidados devem se centrar na família, por isso sua educação continuada é imprescindível.
Resumo em Inglês
This article discusses the perception of a multidisciplinary team caring of ostomized children as to the discharge process. An institutional case study was carried out using a qualitative and strategic approach. Data were collected through 10 semi-structured interviews with the pediatric ward professionals at Fernandes FigueiraInstitute (Fiocruz),and were analyzed using thematic content analysis procedures. The results indicate that, in the professionals’ perception, the discharge process is considered as fragmentary; there is a lack of communication among team members; continuing education of the family is an essential aspect; which main hindrance is economic aspect, with the mother as the facilitating element. It was concluded that the technology incorporated to the family routine causes significant changes in the family; there is a gap between discharge planning and execution; teamwork would be best, but it is prevented by the lack of communication. Care must be centered in the family, and therefore continuing education is essential.
Resumo em Espanhol
Tuvimos por objetivo conocer la visión de un equipo multidisciplinario de asistencia a niños ostomizados acerca del proceso de alta. Se realizó una investigación cualitativa, de cuño estratégico, configurando un estudio de caso institucional. Realizamos 10 entrevistas semiestructuradas con profesionales de la enfermería de pediatría del Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz). Utilizamos el análisis de contenido en la modalidad temática. Los resultados informan que en la percepción de los profesionales el alta es fragmentada, la comunicación entre el equipo es ausente, la educación continuada de la familia es fundamental, su principal dificultad es económica y la madre es el elemento facilitador. En conclusión: la tecnología incorporada al día a día trae cambios familiares importantes; existe un vacío entre planeamiento y ejecución del alta; el trabajo en equipo sería lo ideal, pero la ausencia de comunicación lo impide. Los cuidados deben centrarse en la familia y su educación continuada es imprescindible.
Palavras-chave em inglês
Health-Disease ProcessPatient Discharge
Family
Education Continuing
Ostomy
Palavras-chave em espanhol
Proceso de Salud-EnfermedadAlta del Paciente
Familia
Educación Continua
Ostomía
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