Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10287
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IFF - Artigos de Periódicos [1282]
Metadata
Mostrar registro completo
O BRINCAR NA HOSPITALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Título alternativo
Playing in hospitalization of children with cerebral palsyAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O processo de interação social da criança com paralisia cerebral (PC) se configura como um desafio, especialmente
durante a hospitalização, quando as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e emocionais encontram-se ainda mais
comprometidas. A partir disso, este estudo dedicou-se a investigar o papel do brincar, enquanto linguagem própria da infância,
no processo de hospitalização de crianças com PC. Foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando a observação
participante do brincar livre de crianças com PC internadas numa enfermaria pediátrica e entrevistas com os acompanhantes.
A partir da análise de conteúdo, foi concluído que o brincar na hospitalização tem papel fundamental no reconhecimento da
autonomia, na re-significação do conceito da PC, no ganho de visibilidade e na inclusão dessas crianças.
Resumo em Inglês
The social interaction process of children with cerebral palsy poses as a true challenge, especially during
hospitalization, when motor, cognitive, affective and emotional abilities are even more debilitated. From this point of view,
the present study investigated the role of playing, as childhood’s language, in hospitalization of children with CP. The research
adopted a qualitative methodology using participant observation during free playing of nine hospitalized children with CP, and
interviews with the supporting companions. Based on the content analysis, it was concluded that playing in hospitalization
has a fundamental role in the recognition of autonomy, the ressignification of the CP concept, the increase of visibility, and
the inclusion of those children.
Compartilhar