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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesColeções
- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
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ANÁLISE DIAGNÓSTICA DOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO QUE ASSISTEM VÍTIMAS DE ACIDENTES E VIOLÊNCIAS EM RECIFE
Título alternativo
Diagnostic analysis of the rehabilitation services that attend victims of accidents and violence in RecifeAutor(es)
Afiliação
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Departamento de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Departamento de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Departamento de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Departamento de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Departamento de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este artigo visa analisar os serviços de re-abilitação em Recife, confrontando com o que preco-niza a Política Nacional de Redução de Morbimor-talidade (PNMRAV). O estudo foi realizado em seis
unidades/serviços de reabilitação, sendo cinco mu-nicipais e uma ONG conveniada ao SUS. A investi-gação desenvolveu-se com entrevista semi-estrutu-rada destinada ao gestor da Atenção à Saúde de Pes-soa com Deficiência, objetivando o mapeamento da
rede, e questionário aplicado aos gerentes dos servi-ços para identificar as unidades e suas atividades,
estrutura e organização desses serviços. A rede de
atenção à reabilitação no município do Recife não
cumpre satisfatoriamente as diretrizes da PNRMAV
por apresentar número reduzido de serviços/progra-mas; falta de uma equipe multidisciplinar; falta de
aporte tecnológico; deficiente articulação intra e in-tersetorial; pouca integração entre a vítima e a fa-mília para a reinserção familiar e social e incipien-tes atividades de prevenção e promoção. Conclui-se
que há um esforço em adequar as ações a esse grupo
populacional; no entanto, existem significativos dé-ficits de cobertura, de pessoal, de equipamentos, de
registro de informação e de articulação entre os vá-rios níveis da rede de saúde.
Resumo em Inglês
This paper aims to analyze the rehabilita-tion services in Recife, Brazil, confronting it with
what the National Policy for Decreasing Morbimor-tality from Accidents and Violence (NPDMAV) pro-fesses. Six units of rehabilitation services were ana-lyzed; five were from municipal administration and
the other was an ONG on an agreement with SUS. A
partial structured interview was conducted with the
person in charge for the Attention to the Disable Per-son’s Health aiming to map the network. Also a ques-tionnaire was applied to the managers of the six ser-vices aiming to identify the unit and its activities,
structure and organization. The Rehabilitation As-sistance network in Recife do not meet the NPDMAV
guidelines as it presents: decreased number of servic-es/programs; lack of a multidisciplinary team; lack of
technological support; deficient joint intra and inter
sectors; little interaction between the victim and his
family to reinsertion into family and social life; and
still incipient prevention and promotion actions. In
conclusion, there is an effort to adequate the actions
to this population group; however there are relevant
covering deficits of people, equipments, information
and articulation registers among the various levels of
this health network.
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