Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 21-40 of 220
-
Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde
| Date Issued: 2018Este estudo situa-se na intersecção entre a atuação docente em Educação Física escolar e a Promoção da Saúde no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade da educação brasileira dirigida a alunos que ... -
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade
| Date Issued: 2016A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Muitas estratégias de ensino ... -
Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da FIOCRUZ em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ
| Date Issued: 2008O objetivo deste estudo é avaliar dois materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais disponíveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante um Curso de Capacitação de Voluntários oferecido ... -
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde "Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria"
| Date Issued: 2020Trata-se de uma pesquisa avaliativa que teve como objeto de estudo o programa de indução à pesquisa em saúde, fruto de uma cooperação tripartite entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ... -
Área de Ensino reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros centrados nas Biociências e Saúde
| Date Issued: 2013O presente trabalho surgiu como decorrência da minha atuação profissional, de cerca de seis anos, com divulgação científica no Museu da Vida (Fiocruz). Nesta trajetória, ao perceber que a expectativa da maior parte dos ... -
Banco Fiocruz Imagens e suas potencialidades de interfaces com o ensino e a divulgação científica
| Date Issued: 2022A imagem ao longo dos tempos é uma forma de expressão que pode ilustrar nosso pensamento, transmitir informações e ser mediadora na apropriação do nosso conhecimento. Inicialmente elaborado em resposta às demandas interna ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biomonitoramento das águas: estratégias para prática de ensino
| Date Issued: 2011O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes ... -
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
| Date Issued: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ... -
O "Caderno de Práticas e Soluções" e seu Públicoum estudo dos usos de um material educativo sobre território, saúde e ambiente
| Date Issued: 2017A produção de materiais educativos tem sido considerada pertinente em abordagens relacionadas a várias temáticas do ensino em ciências e/ou em saúde e ambiente, sobretudo quanto aos aspectos relacionados às etapas de seu ... -
Cartas sobre uma polêmica e outras histórias da Doutrina das Cores de Goethe
| Date Issued: 2022A história da luz e das cores é repleta de episódios polêmicos, alguns bastante conhecidos de pesquisadores e professores de física. Porém, aquele que foi protagonizado pelo poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe contra ... -
Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico
| Date Issued: 2019A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o ... -
Os cientistas e os meios de comunicação de massaum estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2017Algumas investigações e percepções do senso comum sobre as relações entre cientistas e jornalistas sinalizam para a existência de \201Cbarreiras\201D entre esses profissionais, o que poderia dificultar um maior engajamento ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Ciência em rede: o potencial dos periódicos científicos para divulgação no Facebook e educação
| Date Issued: 2019O uso da internet e das mídias sociais está extremamente presente na realidade das pessoas no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, só no Facebook, existem mais de 100 milhões de contas ativas, mais de 70% dos usuários de ... -
Ciência para leitores mirins: a divulgação científica para crianças em dois jornais brasileiros.
| Date Issued: 2012O objetivo deste trabalho foi investigar como se dá a cobertura de ciência em suplementos infantis de jornais impressos no Brasil. Selecionamos os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os dois principais jornais em circulação ... -
Ciência, Música e Ambiente: Experiências e estratégias transdisciplinares no ensino básico integral modelo GEO
| Date Issued: 2018O diálogo entre a ciência e a arte contribui para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias pedagógicas que favorecem o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar estimulando a imaginação e os processos criativos. ... -
Ciências e Língua Portuguesa no 5º ano do ensino fundamental: uma perspectiva interdisciplinar de ensino e aprendizagem destas disciplinas
| Date Issued: 2017A disciplina de Ciências tem características que propiciam o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, que favorecem a participação do estudante e seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem. O potencial ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ...