Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 11-30 of 220
-
Análise de Textos e Imagens sobre Febre Amarela nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio da Educação Básica
| Date Issued: 2021A febre amarela é uma doença infecto-parasitária causada por um arbovírus, cujos vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes aegypti (ciclo urbano). Entre 2017 e 2018 ocorreu o maior ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2019A pesquisa de egressos constitui-se em recurso essencial para a avaliação do potencial de formação oferecida pelas instituições de ensino, especificamente o acompanhamento de ex-alunos do ensino profissional, por ser uma ... -
Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativosconstruindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio
| Date Issued: 2015Os resultados de indicadores da qualidade da educação tem se tornado motivo de preocupação para o Ministério da Educação (MEC), que vem tomando iniciativas como o Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI busca ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ... -
Arquétipo parasito-hospedeiro: repensando o papel do ser humano na conservação da mãe terra
| Date Issued: 2019O presente estudo visa reconstruir a imagem arquetípica da relação ecológica parasito-hospedeiro presentes em discursos indiretos, a fim de discutir de forma análoga, a relação dos seres humanos em relação ao ambiente ... -
A Arte em Papéis virtuais: análise dos Desenhos de Crianças (5 – 12 anos) sobre a Pandemia de COVID-19 da Campanha "Sentimentos no Papel" (2020) da Unicef Brasil
| Date Issued: 2021Estamos vivendo em tempos pandêmicos e caóticos de drásticas mudanças sociais no Brasil e no mundo, que tiveram início em março de 2020 e permanecem neste ano de 2021. Neste difícil momento, precisa-se dar especial atenção ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
Atividades experimentais de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalanálise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal
| Date Issued: 2016As atividades experimentais no Ensino de Ciências têm sido pesquisadas nas últimas décadas tanto para investigar sua importância quanto para questionar seu desenvolvimento mais crítico no ensino. Na literatura da área, ... -
Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde
| Date Issued: 2018Este estudo situa-se na intersecção entre a atuação docente em Educação Física escolar e a Promoção da Saúde no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade da educação brasileira dirigida a alunos que ... -
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade
| Date Issued: 2016A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Muitas estratégias de ensino ... -
Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da FIOCRUZ em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ
| Date Issued: 2008O objetivo deste estudo é avaliar dois materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais disponíveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante um Curso de Capacitação de Voluntários oferecido ... -
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde "Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria"
| Date Issued: 2020Trata-se de uma pesquisa avaliativa que teve como objeto de estudo o programa de indução à pesquisa em saúde, fruto de uma cooperação tripartite entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ... -
Área de Ensino reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros centrados nas Biociências e Saúde
| Date Issued: 2013O presente trabalho surgiu como decorrência da minha atuação profissional, de cerca de seis anos, com divulgação científica no Museu da Vida (Fiocruz). Nesta trajetória, ao perceber que a expectativa da maior parte dos ... -
Banco Fiocruz Imagens e suas potencialidades de interfaces com o ensino e a divulgação científica
| Date Issued: 2022A imagem ao longo dos tempos é uma forma de expressão que pode ilustrar nosso pensamento, transmitir informações e ser mediadora na apropriação do nosso conhecimento. Inicialmente elaborado em resposta às demandas interna ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biomonitoramento das águas: estratégias para prática de ensino
| Date Issued: 2011O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes ... -
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
| Date Issued: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ...