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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6721
GARANTIA DA QUALIDADE NO SETOR DE BIOQUÍMICA DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
Controle de Qualidade
Acreditação
Certificação
ISO 9000
Hospitais Públicos
Weber, Carolina | Date Issued:
2012
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A busca por qualidade na produção de bens e serviços é um movimento que
adquiriu dimensão mundial. Por qualidade entende-se o grau no qual um conjunto de
características satisfaz a requisitos. Ela deve sempre se referir à satisfação das
necessidades e das expectativas de usuários e clientes. Na área da saúde esta
busca é cada vez mais presente e é uma jornada sem fim. Nos laboratórios clínicos,
esta busca, iniciou na década de 90 através das Boas Práticas para Laboratórios
Clínicos (BPLC) do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
(INMETRO). Melhorias na qualidade das práticas desses laboratórios podem levar a
redução de custos por evitar a repetição de exames, que resulta em desperdício de
tempo e dinheiro. O presente trabalho, na forma de projeto de intervenção, tem o
objetivo de garantir a qualidade na produção de exames realizados no setor de
bioquímica de um laboratório de análises clínicas de um hospital público de Porto
Alegre. Este laboratório conquistou o selo de acreditação PALC da SBPC/ML em
2007. O selo conquistado foi uma consequência das boas práticas de trabalho e
deve se constituir num fator de estímulo, uma motivação para que os participantes
do estudo continuem a disseminação da cultura da qualidade e a procura contínua
de ferramentas para a melhoria dos processos. Trata-se de um estudo observacional
de caráter descritivo e com uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa será
o setor de bioquímica do laboratório de análises clínicas do hospital público Nossa
Senhora da Conceição de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa serão os 32
profissionais que trabalham neste setor. Será feita uma análise mensal das planilhas
de manutenção da qualidade e nesta análise será observada se há a falta do
registro das informações pertinentes para a melhoria da qualidade. Após será
aplicado um questionário aberto sobre o tema que identifique se há o conhecimento,
por parte dos funcionários, sobre o tema em questão e sobre a leitura de POPs
eletrônicos. Na última fase os funcionários serão convidados a participar de rodas de
conversa sobre o tema como uma alternativa para que se possa haver uma troca de
saberes de forma democrática e sem constrangimentos para os participantes
Keywords in Portuguese
ComutatividadeDeCS
Laboratórios HospitalaresControle de Qualidade
Acreditação
Certificação
ISO 9000
Hospitais Públicos
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