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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63854
AS PRÁTICAS REVELADAS POR PROFISSIONAIS BRASILEIROS PARA ENGAJAMENTO DE INDIVÍDUOS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: AÇÕES, PÚBLICOS E TERRITÓRIOS POSSÍVEIS
Museus
Exposições Científicas
Inclusão Social
Vulnerabilidade Social
Affilliation
Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta apresentação compartilha um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado da primeira autora, defendida em março de 2021. O recorte proposto pode inspirar os profissionais de centros e museus de ciências que buscam implementar ações de diálogo com o público em vulnerabilidade social que resida no território das instituições, ou mesmo em outras localidades. Sabe-se que, apesar dos esforços, o estabelecimento deste diálogo e a construção de engajamento deste público é um desafio para os profissionais do setor, fruto da desigualdade social estrutural que permeia também as instituições. Serão apresentadas ações/atividades e atores, de acordo com a coleta realizada em 2021, em duas etapas de pesquisa. A primeira etapa constituiu em formulário online, com perguntas fechadas e abertas, e contou com a participação de 69 profissionais que trabalhavam em centros e museus de ciências brasileiros. Destes, nove foram entrevistados na segunda etapa. Os resultados das respostas abertas, na primeira etapa, foram analisados sob o método de análise de conteúdo, e, na segunda etapa, as entrevistas gravadas e transcritas foram analisadas sob o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Deste material, foi extraído um conjunto de ações, citadas principalmente por participantes que desenvolviam ações com o objetivo de aumentar a presença do público em vulnerabilidade socioeconômica dentre os visitantes dos centros e museus de ciências onde trabalhavam, mas outras destas ações igualmente faziam parte do calendário anual de atividades. O recorte que propomos apresentar consiste num quadro resumo, que lista 32 ações, 22 públicos, 18 parceiros e 13 territórios/ações itinerantes. Para melhor visualização, este material será adaptado ao formato de apresentação, segmentado por tipos de ações, destacando quais aspectos foram relevantes para iniciar o seu desenvolvimento ou mantê-lo como prioridade. As ações também serão abordadas sob o referencial teórico da divulgação científica, citando autores como Castelfranchi e Fernandes (2015) e Dawson (2019). Consideramos que tais ações não devam ser entendidas como regras a seguir, mas que possam inspirar processos educativos que sejam peculiares a cada instituição, envolvendo o planejamento, implementação e avaliação de maneira contínua. É fundamental que as equipes internas sejam envolvidas, e ouvidas, assim como respeitadas as prioridades e valores tanto da instituição como os do público. O caminho não é fácil, e cabe à instituição dar o primeiro passo neste desafio de estabelecer o diálogo e atrair públicos diversos. O tema precisa ser considerado como prioridade institucional para que possamos colaborar para a reversão do quadro de desigualdade social crescente na sociedade contemporânea.
DeCS
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Vulnerabilidade Social
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