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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63557
AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS E VIGILÂNCIA EM SAÚDE: O INSTAGRAM DA ANVISA NA PANDEMIA DE COVID-19
COVID-19
Redes sociais online
Vigilância sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
COVID-19
Online social networks
Health surveillance
Brazilian Health Surveillance Agency
Vigilância em Saúde Pública
COVID-19
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Alternative title
Virtual social networks and health surveillance: Anvisa's Instagram in the covid-19 pandemicAffilliation
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Analisar o conteúdo da rede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) no Instagram ao longo de 15 meses consecutivos, durante a pandemia.
Método: estudo descritivo e exploratório em amostra de postagens do perfil
@anvisaoficial de janeiro de 2020 a março de 2021, por meio de análise de conteúdo.
Resultados: a Anvisa comunicou saúde com postagens sobre a segurança sanitária de
produtos para saúde, a prevenção e controle sanitário, no combate ao vírus, com
destaque para a regulamentação e fiscalização, por meio da divulgação de Notas
Orientativas e Resoluções, ações educativas e também inspeções sanitárias.
Conclusões: o órgão necessita aprimorar suas estratégias de comunicação para que as
publicações possuam mais engajamento e interação bem como deve se apresentar como
órgão do SUS. O Instagram pode ser espaço de comunicação em saúde que possibilite
interação e diálogo das instituições sanitárias com a sociedade.
Abstract
Objective: This study analyzed the content of social network of the Brazilian Health
Regulatory Agency (Anvisa) over 15 consecutive months, during the covid-19
pandemic. Methods: descriptive and exploratory study on a sample of @anvisaoficial
posts (jan/2020 to mar/2021), through content analysis. Results: Anvisa communicated
health with about health safety of health products, prevention and health control, in the
fight against the virus, with emphasis on regulation and inspection, through the
dissemination of Guidance Notes and Resolutions, educational actions and health
inspections. Conclusion: the agency needs to improve its communication strategies so that its publications have more engagement and interaction as well as presenting itself
as part of Brazilian Unified Health System (SUS). Instagram can be a space for health
communication that enables interaction and dialogue between health institutions and
society.
Keywords in Portuguese
Comunicação em saúdeCOVID-19
Redes sociais online
Vigilância sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Keywords
Health communicationCOVID-19
Online social networks
Health surveillance
Brazilian Health Surveillance Agency
DeCS
Redes Sociais OnlineVigilância em Saúde Pública
COVID-19
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
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