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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62930
AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO DE HOMENS CIS GAYS, BISSEXUAIS E OUTROS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS (HSH), TRAVESTIS E MULHERES TRANS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS PARA PREVENÇÃO COMBINADA DO HIV
Bezerra, Daniel Rodrigues de Barros | Date Issued:
2021
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: No Brasil há uma maior prevalência de HIV em populações específicas, como homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans (TMT). Não há dados na literatura sobre estratégias de recrutamento e referenciamento destas populações para serviços de prevenção do HIV do Brasil. Objetivo: Avaliar o perfil de HSH e TMT que compareceram ao serviço de prevenção do HIV do INI-Fiocruz. Metodologia: Estudo transversal retrospectivo, avaliando HSH e TMT atendidos no Serviço de Prevenção do HIV do INI-Fiocruz entre março de 2018 e outubro de 2019. Recrutamento ou referência ao serviço foi classificado em recrutamento in loco, recrutamento online, indicação de amigos, demanda espontânea ou indicação de outros profissionais de saúde. Artigo 1: Comparar as características de HSH e TMT de acordo com diferentes estratégias de recrutamento ou encaminhamentos, usando testes qui-quadrado, exato de Fisher e Kruskal-Wallis. De 2.713 pessoas que buscaram o serviço, 82,8% eram HSH e 17,2% TMT. A idade média foi de 27 anos, 64,8% eram negros/pardos, 49,2% concluíram o ensino médio. A prevalência de HIV foi de 19,3% e 10,7% para TGW e HSH, respectivamente. A principal fonte de referência foi por indicação de amigos (43,6%), seguida por recrutamento online (24,1%) e recrutamento in loco (16.2%). Jovens e negros HSH foram mais recrutados in loco, e HSH com maior escolaridade por recrutamento online. TMT jovens e com maior escolaridade foram mais recrutadas in loco. Apenas quatro TMT foram recrutadas por ações online. Artigo 2: Descrever a cascata de recrutamento online de HSH e comparar diferentes veículos digitais de recrutamento. A campanha de marketing digitalatingiu mais de 1.500.000 pessoas; 1270 HSH entraram em contato com um educador de pares e 36,3% (462/1270) compareceram ao serviço de prevenção do HIV sendo 73% via propaganda em aplicativos de encontros (Grindr: 37,9%; Hornet: 35,1%) e 36% via mídia social. Comparando os HSH de acordo com o recrutamento, os HSH recrutados via aplicativos (Grindr/Hornet) eram mais velhos, a maioria brancos, de maior escolaridade, e reportaram maior risco de infecção pelo HIV. Mídias sociais tiveram menor custo no recrutamento de HSH para o serviço de prevenção e PrEP. Conclusão: Diferentes estratégias de recrutamento combinadas são necessárias para acessar mais amplamente HSH e TMT em sua pluralidade
Abstract
Introduction: HIV prevalence in Brazil is higher among specific populations, such as men who have sex with men (MSM) and transgender women (TGW). No data on strategies for recruiting and referring these populations to HIV prevention services is available in Brazil. Objective: To describe the characteristics of MSM and TGW who attended the HIV prevention service at INI Fiocruz. Methodology: Retrospective cross-sectional study, evaluating MSM and TGW who attended the HIV Prevention Service at INI-Fiocruz between March 2018 and October 2019. Recruitment or referral to the service was classified as venue-based recruitment, web-based recruitment, peer-referral, self-referral and health professional’s referrals. Article 1: Compare the characteristics of MSM and TGW according to different recruitment or referral strategies, using chi-square, Fisher's exact and Kruskal-Wallis tests. Of 2,713 individuals who attended the service, 82.8% were MSM and 17.2% were TGW. Mean age was 27 years, 64.8% were Black/Pardo, 49.2% completed secondary education. HIV prevalence was 19.3% and 10.7% for TGW and MSM, respectively. Main source of recruitment/referral was peer-referral (43.6%), followed by web-based recruitment (24.1%) and venue-based recruitment (16.2%). Young and black MSM were more recruited on venue-based recruitment, and MSM with higher education through web-based recruitment. Young and more educated TGW were more frequently recruited through venue-based recruitment. Only four TGW were recruited from web-based strategies. Article 2: Describe the MSM online recruitment cascade and compare different web-based recruitment strategies. The marketing campaign reached over 1,500,000 individuals; 1270 MSM contacted a peer educator and 36.3% (462/1270) attended the HIV prevention service (Grindr: 37.9%; Hornet: 35.1%; social media: 36.0%). Comparing MSM according to recruitment, MSM from the apps (Grindr/Hornet) were older, white, more educated, and reported a higher risk of HIV infection. Social media was less expensive to recruit MSM for the HIV prevention service and for PrEP use. Conclusion: Different combined recruitment strategies are needed to access MSM and TGW in their plurality
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