Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62510
CORPO NA E DA EJA: REFLEXÕES ACERCA DAS DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Currículo
EJA
Educação Física Escolar
Educação de Jovens e Adultos
Plan de estudios
Educación Física Escolar
Educación de jóvenes y adultos
Carvalho, Rosangela Silveira de | Date Issued:
2023
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivo identificar se as concepções de corpo, que se desdobram e se fundamentam nos currículos e nos documentos legais para a disciplina de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, se dão a partir de uma perspetiva emancipatória ou opressora. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, abordamos os conceitos, ou seja, os pressupostos teóricos da temática da pesquisa a fim de delimitar o olhar sobre o objeto a ser estudado. No segundo, realizamos uma análise dos documentos utilizados para orientações político pedagógicas do currículo para a Educação de Jovens e adultos, em especial, na componente curricular Educação Física nas instituições de educação pública da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ, e na EJA Manguinhos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz. E por fim, no terceiro capítulo, apresentamos os achados desta pesquisa documental, concluindo que a educação proposta pela EJA Manguinhos, apesar das limitações curriculares impostas para a disciplina de Educação Física como café com leite, se configura como um espaço onde se encontra um currículo para a emancipação humana e decolonial da EJA. Enquanto a Seeduc é uma rede que ainda reproduz o currículo no modelo de ensino hegemônico e tradicional para a EJA. Concluimos, destacando que para propor um currículo comprometido com a emancipação humana na EJA é, além dos conteúdos a ensinar, antes de tudo o caminho do fazer-se humano, da humanização dos (as) sujeitos(as), enquanto seres históricos e produtores de conhecimento, conscientes sobre suas necessidades e das precariedades da vida. (AU)
Abstract
This work aims to identify whether the conceptions of the body, which unfold and are based on curricula and legal documents for the discipline of Physical Education in Youth and Adult Education, occur from an emancipatory or oppressive perspective. The dissertation is organized into three chapters. In the first, we address the concepts, that is, the theoretical assumptions of the research theme in order to define the perspective on the object to be studied. In the second, we carried out an analysis of the documents used for political pedagogical guidelines of the curriculum for Youth and Adult Education, in particular, in the Physical Education curricular component in public education institutions of the State Department of Education of Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ , and at EJA Manguinhos of the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. And finally, in the third chapter, we present the findings of this documentary research, concluding that the education proposed by EJA Manguinhos, despite the curricular limitations imposed for the Physical Education discipline like café au lait, is configured as a space where a curriculum can be found for the human and decolonial emancipation of EJA. While Seeduc is a network that still reproduces the curriculum in the hegemonic and traditional teaching model for EJA. We conclude by highlighting that to propose a curriculum committed to human emancipation at EJA, in addition to the content to be taught, first and foremost the path of becoming human, of the humanization of subjects, as historical beings and producers of knowledge, aware of their needs and the precariousness of life. (AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo tiene como objetivo identificar si las concepciones de cuerpo, que se desarrollan y fundamentan en los currículos y documentos legales para la disciplina de Educación Física en la Educación de Jóvenes y Adultos, ocurren desde una perspectiva emancipadora u opresora. La disertación está organizada en tres capítulos. En el primero abordamos los conceptos, es decir, los supuestos teóricos del tema de investigación con el fin de definir la perspectiva sobre el objeto a estudiar. En el segundo, realizamos un análisis de los documentos utilizados para las directrices políticas pedagógicas del currículo de Educación de Jóvenes y Adultos, en particular, en el componente curricular de Educación Física en instituciones de educación pública de la Secretaría de Educación del Estado de Río de Janeiro. SEEDUC/RJ, y en EJA Manguinhos de la Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Y finalmente, en el tercer capítulo, presentamos los hallazgos de esta investigación documental, concluyendo que la educación propuesta por EJA Manguinhos, a pesar de las limitaciones curriculares impuestas para la disciplina de Educación Física como café con leche, se configura como un espacio donde un currículo puede buscar la emancipación humana y descolonial de EJA. Mientras que Seeduc es una red que aún reproduce el currículo en el modelo de enseñanza hegemónico y tradicional de la EJA. Concluimos resaltando que proponer en la EJA un currículo comprometido con la emancipación humana, además de los contenidos a enseñar, ante todo el camino del devenir humano, de la humanización de los sujetos, como seres históricos y productores de conocimiento, conscientes de sus necesidades y la precariedad de la vida. (AU)
Keywords in Portuguese
CorporeidadeCurrículo
EJA
Educação Física Escolar
Educação de Jovens e Adultos
Keywords in Spanish
CorporalidadPlan de estudios
Educación Física Escolar
Educación de jóvenes y adultos
Share