Author | Albano, Wladimyr Mattos | |
Access date | 2024-01-22T13:58:31Z | |
Available date | 2024-01-22T13:58:31Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | ALBANO, Wladimyr Mattos. Ensino baseado em simulação como alternativa para práticas experimentais em Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais... Caldas Novas: ABRAPEC, 2023. 12 p. | en_US |
ISBN | 978-85-61702-70-0 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62311 | |
Description | Evento realizado em Caldas Novas - GO, nos dias 2 a 6 de outubro de 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93585 | en_US |
Abstract in Portuguese | A simulação é uma técnica muito antiga de reproduzir coisas, fatos e acontecimentos da realidade com os mais variados propósitos, sendo o principal deles o estudo que ela proporciona para prever e tentar corrigir resultados e diminuir riscos. É sabido que as disciplinas que compõem as ciências da natureza demandam práticas experimentais, que dependem de laboratório, equipamentos, reagentes e insumos. Uma alternativa para tentar solucionar a falta de infraestrutura é realizar as práticas experimentais de modo simulado, com equipamentos feitos com materiais alternativos e de baixo custo e utilizando plantas medicinais como reagentes e insumos, de modo a viabilizar o ensino de Química e outras disciplinas das ciências da natureza. Neste trabalho foram elaborados alguns kits de práticas experimentais que funcionam simulando práticas reais, de modo simples, objetivo e mantendo a fidelidade dos resultados, utilizando plantas medicinais, materiais de baixo custo e sem geração de rejeitos indesejáveis. | en_US |
Sponsorship | CAPES | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Práticas simuladas | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de Química | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino por simulação | en_US |
Title | Ensino baseado em simulação como alternativa para práticas experimentais em Química | en_US |
Alternative title | Simulation-based teaching as an alternative to experimental practices in Chemistry | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Abstract | Simulation is a very old technique for reproducing things, facts and happenings from reality with the most varied purposes, the main one being the study it provides to predict and try to correct results and reduce risks. It is known that the disciplines that make up the natural sciences demand experimental practices, which depend on the laboratory, equipment, reagents and inputs. An alternative to try to solve the lack of infrastructure is to carry out experimental practices in a simulated way, with equipment made with alternative and low-cost materials and using medicinal plants as reagents and inputs, in order to facilitate the teaching of chemistry and other science disciplines from nature. In this work, some kits of experimental practices were developed that simulate real practices, in a simple, objective way and maintaining the fidelity of the results, using medicinal plants, low-cost materials and without generating undesirable waste. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Simulated practices | en_US |
Subject | Chemistry teaching | en_US |
Subject | Teaching by simulation | en_US |