Advisor | Tavares, Maria de Fátima Lobato | |
Author | Gomes, Adriana Marcial Ramos | |
Access date | 2023-06-13T17:42:11Z | |
Available date | 2023-06-13T17:42:11Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | GOMES, Adriana Marcial Ramos. O (re)conhecimento dos direitos dos adolescentes LGBTQIA+ na escola. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59005 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo é oriundo de um trabalho de pesquisa que se propos a conhecer como ocorre o processo de trabalho desenvolvido com os adolescentes LGBTQIA+, dentro do ambiente escolar, numa escola localizada no municípo de Araruama, interior do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, a pesquisa foi elaborada qualitativamente, utilizando-se da triangulação das estratégias metodológicas, entrevistas semi-estruturadas, observação participante e pesquisa documental, na qual se propõe estabelecer, de forma dialética, sua análise de dados a fim de aprofundar o conhecimento, considerando a interconexão dos atores, suas relações e perspectivas perante a intensidade no escopo do estudo, de forma mais aproximada da realidade possível. Como a questão central desse estudo foi entender a forma que a gestão escolar se prepara e age quando se depara com alunos e alunas nas condições que abrangem toda a complexidade relacionada à diversidade de gênero e seus desdobramentos sociais, foram entrevistados os membros da gestão escolar, subvidividos em grupos de análise e informantes chaves. Foram aplicados os roteiros de entrevistas indivivualmente e em horários e dias distintos, conforme a disponibilidade dos profissionais e durante o período escolar. Diante do material analisado, foi possível trazer uma análise reflexiva sobre a maneira como a gestão escolar se posiciona quando seus estudantes apresentam as complexidades cotidianas, relacionada à diversidade sexual e de gênero e seus desdobramentos sociais. Foi possível perceber o quanto o eixo transversal, referenciado na LDB, sobre este temática ainda é invisibilizado e negligenciado, resultando em vulnerabilidades para os adolescentes. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Adolescente na Escola | en_US |
Subject in Portuguese | LGBTQIA+ na Escola | en_US |
Subject in Portuguese | Educação, Gênero e Sexualidade | en_US |
Subject in Portuguese | Direitos Humanos LGBT+ | en_US |
Title | O (re)conhecimento dos direitos dos adolescentes LGBTQIA+ na escola | en_US |
Alternative title | The (re)cognition of the rights of LGBTQIA+ adolescents at school | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022-12-02 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | This study comes from a research work that proposed to know how the work process developed with LGBTQIA+ adolescents occurs, within the school environment, in a school located in the municipality of Araruama, in the interior of the State of Rio de Janeiro. For this, the research was elaborated qualitatively, using the triangulation of methodological strategies, semi-structured interviews, participant observation and documentary research, in which it is proposed to establish, in a dialectical way, its data analysis in order to deepen the knowledge, considering the interconnection of the actors, their relationships and perspectives in the face of the intensity in the scope of the study, as close to reality as possible. As the central issue of this study was to understand how school management prepares and acts when faced with male and female students in conditions that encompass all the complexity related to gender diversity and its social consequences, members of school management were interviewed, subdivided into analysis groups and key informants. The interview scripts were applied individually and at different times and days, according to the availability of the professionals and during the school period. In view of the analyzed material, it was possible to bring a reflective analysis on how school management positions itself when its students face everyday complexities, related to sexual and gender diversity and its social consequences. It was possible to see how much the transverse axis, referenced in the LDB, on this topic is still invisible and neglected, resulting in vulnerabilities for adolescents. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Teenager at School | en_US |
Subject | LGBTQIA+ at School | en_US |
Subject | Education, Gender and Sexuality | en_US |
Subject | LGBT+ Human Rights | en_US |
DeCS | Adolescente | en_US |
DeCS | Instituições Acadêmicas | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Sexualidade | en_US |
DeCS | Diversidade de Gênero | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Entrevistas como Assunto | en_US |