Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58568
SUFICIÊNCIA REGULATÓRIA DO PROADI-SUS: ARCABOUÇO NORMATIVO VERSUS ACÓRDÃO N° 394 DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Legislação em saúde
Atenção à saúde
Direito sanitário
Planes y programas de salud
Legislación sanitaria
Cuidado de la salud
Valoración de salud
Ley de salud
Brito, Évelin Mauricio | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS) realizado em parceria com hospitais denominados ‘de excelência’ busca fortalecer o SUS mediante a execução de projetos de apoio. Financiado por recursos de renúncia fiscal e acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Proadi-SUS é executado sob a orientação de Leis, Decretos e Portarias publicados pelo Poder Executivo. A este conjunto normativo é imputado a responsabilidade de subsidiar fundamentos às decisões e processos correlacionados, reforçando os caminhos para a garantia dos princípios da segurança jurídica e da proteção da confiança legítima, garantindo à sociedade a permanência dos resultados obtidos diante da execução da lei. O Tribunal de Contas da União –TCU em seu papel de auditor exarou o Acórdão n° 394 de 2018 apontando deficiências no controle de resultados e benefícios, bem como oportunidades de melhoria na implementação do Proadi-SUS. Coube ao presente estudo, analisara capacidade de resposta do arcabouço normativo do Proadi-SUS expedido entre 2009 e 2020 –às exigências e recomendações do TCU. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de técnicas de revisão bibliográfica não sistemática, análise comparada da norma, e interpretação jurídica sistemática. As normas foram analisadas encaixando cada uma delas em uma determinada categoria como Propositura e Aprovação dos Projetos; Alocação e Execução de Recursos e; Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação de Projetos (glosas). Em sede de resultados constatou-se que o arcabouço normativo do Proadi-SUS, embora responda de forma suficiente a vários pontos determinados pelo TCU, apresenta lacunas de orientação, levando a um cenário de dúvidas e condutas não padronizadas principalmente no que tange à macrocategoria de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação de Projetos (glosas). Conclui-se assim a necessidade de constante ação revisional do arcabouço normativo por parte do MS, a fim de garantir que a norma cumpra cada vez mais seu papel social orientador.
Abstract
The Support Program for the Institutional Development of the Unified Health System (Proadi-SUS) of the Ministry of Health (MS) carried out in partnership with so-called 'excellence' hospitals seeks to strengthen the SUS through the execution of support projects. Financed by tax waiver resources and monitored by the Federal Court of Accounts (TCU), Proadi-SUS is implemented under the guidance of Laws, Decrees and Ordinances published by the Executive Branch. This normative set is responsible for supporting decisions and related processes, reinforcing the ways to guarantee the principles of legal certainty and the protection of legitimate expectations, guaranteeing society the permanence of the results obtained in the face of the execution of the law.The Federal Court of Auditors -TCU, in its role as auditor, issued Judgment No. 394 of 2018 pointing out deficiencies in the control of results and benefits, as well as opportunities for improvement in the implementation of Proadi-SUS. It was up to the present study to analyze the responsiveness of the normative framework of the Proadi-SUS issued between 2009 and 2020 –to the requirements and recommendations of the TCU. The study used a qualitative approach, based on non-systematic bibliographic review techniques, comparative analysis of the norm, and systematic legal interpretation. The norms were analyzed by fitting each one of them into a certain category such as Proposal and Approval of Projects; Allocation and Execution of Resources and; Monitoring, Accompaniment and Evaluation of Projects (glosas). In terms of results, it was found that the normative framework of Proadi-SUS, although it responds sufficiently to several points determined by the TCU, presents guidance gaps, leading to a scenario of doubts and non-standard conducts, mainly with regard to the macrocategory of Monitoring, Accompaniment and Evaluation of Projects (glosas). This concludes the need for constant revision of the normative framework by the Ministry of Health, in order to ensure that the norm increasingly fulfills its guiding social role
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Resumen: El Programa de Apoyo al Desarrollo Institucional del Sistema Único de Salud (Proadi-SUS) del Ministerio de la Salud (MS), realizado en alianza con los llamados hospitales de 'excelencia', busca fortalecer el SUS a través de la ejecución de proyectos de apoyo. Financiado con recursos de exención de impuestos y supervisado por el Tribunalde Cuentas de la Federación (TCU), el Proadi-SUS se implementa bajo la orientación de Leyes, Decretos y Ordenanzas publicadas por el Poder Ejecutivo. Este conjunto normativo se encarga de sustentar las decisiones y procesos relacionados, reforzando las formas de garantizar los principios de seguridad jurídica y la protección de la confianza legítima, garantizando a la sociedad la permanencia de los resultados obtenidos frente a la ejecución de la ley. El Tribunal de Cuentas Federal -TCU, en su calidad de auditor, emitió la Sentencia nº 394 de 2018 señalando deficiencias en el control de resultados y beneficios, así como oportunidades de mejora en la implementación del Proadi-SUS. Correspondió al presente estudio analizar la capacidad de respuesta del marconormativo del Proadi-SUS emitido entre 2009 y 2020 –a los requerimientos y recomendaciones del TCU. El estudio utilizó un enfoque cualitativo, basado en técnicas de revisión bibliográfica no sistemática, análisis comparativo de la norma e interpretación jurídica sistemática. Las normas se analizaron encuadrando cada una de ellas en una determinada categoría como Propuesta y Aprobación de Proyectos; Asignación y Ejecución de Recursos y; Seguimiento, Acompañamiento y Evaluación de Proyectos (glosas). En cuanto a los resultados, se constató que el marco normativo del Proadi-SUS, si bien responde suficientemente a varios puntos determinados por el TCU, presenta vacíos de orientación, lo que lleva a un escenario de dudas y conductas no estándar, principalmente en lo que se refiere a la macrocategoría de Monitoreo, Acompañamiento y Evaluación de Proyectos (glosas). Con esto se concluye la necesidad de una constante revisión del marco normativo por parte del Ministerio de Salud, a fin de garantizar que la norma cumpla cada vez más su función social orientadora.
Keywords in Portuguese
Planos e programas de saúdeLegislação em saúde
Atenção à saúde
Direito sanitário
Keywords in Spanish
Estudios de evaluaciónPlanes y programas de salud
Legislación sanitaria
Cuidado de la salud
Valoración de salud
Ley de salud
Share