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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57521
FORMAÇÃO MÉDICA PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A experiência foi vivenciada de fevereiro a junho de 2022.
Objeto da experiência
Implementação do Currículo Integrado do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA).
Objetivos
Relatar experiência da formação médica para o Sistema Único de Saúde a partir da implementação de um currículo integrado.
Metodologia
Experiência da implementação do primeiro bloco de atividades do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). O planejamento das ações se deu pela mobilização dos docentes em reuniões para qualificação pedagógica seguida de oficinas para desenho das semanas letivas de acordo com temas relacionados a saúde e comunidade: uma abordagem interprofissional, com o uso de metodologias ativas e do Problem Based Learning (PBL) e desenvolvimento de competências para atuação no SUS e na APS.
Resultados
Foram delineadas oito semanas letivas, duas seguindo o modelo de atividades de acolhimento para trabalho em equipe e autocuidado dos estudantes e seis com estabelecimento de cronograma padrão dividido em: atividades integradas (AI) incluindo a abertura e fechamento de PBL; atividades de laboratório (LH), atividades de campo (AC) e componentes de desenvolvimento pessoal. Para cada semana, foram estabelecidas as competências e os objetivos de aprendizagem relativos ao componente específico.
Análise Crítica
A partir da implementação da proposta de currículo integrado para a formação médica houve uma aproximação precoce do estudante de medicina a rede de atenção nos diferentes níveis, fomentando uma visão ampliada sobre o SUS e sua inserção numa perspectiva interprofissional. O estabelecimento do aprendizado a partir de pequenos grupos e de metodologias ativas de ensino aprendizagem possibilitaram o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais desde o início da formação.
Conclusões e/ou Recomendações
A formação médica para o SUS busca superar as dificuldades identificadas quanto ao perfil profissional capaz a responder às necessidades de saúde dos usuários na rede de atenção, com ênfase para um cuidado integral e articulado, construído em equipe e que possua resolutividade frente às demandas existentes.
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