Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55056
CARNE PEQUENA, HERANÇAS: ENSAIOS SOBRE SAÚDE E DOENÇA NA FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Guimarães, Juliana Krapp | Date Issued:
2019-03
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O que a doença pode revelar sobre a experiência de ser outro? Ideia forjada cultural e
socialmente através dos tempos, o grande paradoxo da doença é ser tanto a mais individual
quanto a mais social das coisas, destaca Marc Augé. Por isso mesmo, é ponto de vista valioso
para observar a tensão entre identidade e alteridade. No caso da prosa brasileira, encarar as
aparições da doença significa se confrontar também com o papel desta na construção de uma
identidade para a nação. O Brasil, afinal, foi desenhado sobre a ideia de um povo doente: um
“grande hospital”. Observar como a doença irrompe em nossa arte literária implica encarar as
peculiaridades e os traços de uma ficção forjada no entrelugar, como define Silviano
Santiago. Entre a prisão e a transgressão, entre vontade de pureza e vivência da mestiçagem.
Implica, sobretudo, levar em conta essa difícil categoria: o outro. O outro que é o modelo
eurocêntrico a perseguir nas encenações de nossa própria cultura, mas também o outro de
sertões e periferias, o outro que se insinua e se infiltra, bastardo, com o corpo consumido pela
miséria, pelas doenças negligenciadas e pela violência da lógica colonialista a perdurar, ainda
hoje. Fitar a doença, na ficção, exige investigar um labor artístico que traz o engajamento
como marca de tradição, mas, ao mesmo tempo, prossegue sendo desenhado majoritariamente
por representantes das classes dominantes. A vivência de uma nação cuja faceta literária
espelha, em grande parte, a lógica de verticalidade das estruturas de poder que regem sua
realidade social e política. Um país onde a própria mestiçagem é confundida com a ideia de
doença, tomada como enfermidade ou mal físico, algo a ser combatido e sanado. Observar a
doença na ficção envolve encarar, logo, a contundência de nossa segregação social e racial.
Os efeitos da colonização sobre os corpos, com sua brutal hierarquização. Nossos genocídios.
O magma de uma herança que deixa seus vestígios — fragmentos, destroços — pela prosa
contemporânea. O que as insinuações da doença teriam a dizer sobre as formas com que a
ficção tem lidado com essa questão tão perigosa e ao mesmo tempo tão elementar: o olhar
sobre o “outro”, ato sempre informe, em narrativas de autores que guardam os fardos, as
marcas e as contradições herdadas de um país que pulsa em encruzilhada? Buscando respostas
para essas questões, esta tese se debruça sobretudo em romances e contos brasileiros
publicados entre 2001 e 2018. Mas não apenas sobre eles. Pois, apesar de ter como foco a
prosa contemporânea, os capítulos deste trabalho mantêm diálogo frequente com diferentes
fases do passado. E é observando a sombra deste passado, com sua presença ambígua e
exaustiva, um passado que ainda é muito presente, que os ensaios aqui reunidos correm no
encalço de personagens às voltas com a enfermidade, a cura e a busca pela saúde — em suas
diferentes conotações.
Abstract
What does disease might reveal about the experience of being other? An idea that was
socially and culturally forged over the times, the disease's greatest paradox is being so
individual as it is social, Marc Augé highlights. That's why it's such a valuable viewpoint to
observe the tension between identity and otherness. When we talk about Brazilian prose,
facing the occurrence of diseases also means considering their role in the nation's identity
construction. After all, Brazil was built over the idea of a sick nation: a "big hospital."
Watching how the disease appears in our literary art implies facing the singularities and
aspects of a fiction forged in an in-between place, as defined by Silviano Santiago. Between
prison and transgression, between a desire for purity and the experience of miscegenation.
Mostly, it implies taking into account this difficult category: the other.The other is the
Eurocentric model to be pursued while we're staging our own culture, but it's also the other
from the interiors and the outskirts, the other that hints and sneaks into us, a bastard one,
whose body is consumed by poverty, by the neglected diseases, by the violence of our
colonialist behavior that still persists. To observe the disease in fiction demands an
investigation of an artistic craft that is traditionally militant but, at the same time, keeps being
crafted mostly by the ruling class agents. It's the experience of a nation whose literary facet
mostly reverberates the verticality of the power structures that rule its social and political
reality. A country where the miscegenation is mistaken as a disease and is considered an
infirmity or a physical illness, something to be fought and healed. So observing the disease in
our fiction means to face the forcefulness of our social and racial segregation. The effect of
the colonization over the bodies, with a brutal ranking method. Our genocides. A heritage that
leaves its traces - fragments and remains - all over the contemporary prose. What the disease
innuendos could say about how fiction has been dealing with such a dangerous and yet simple
issue: the look on the "other", a constant act, in the narratives of authors that carry the
burdens, the marks and the contradictions inherited by a country that lives in a crossroad? In
the search for answers to those questions, this dissertation mostly examines Brazilian novels
and short stories published between 2001 and 2018. But that's not all of it. Despite having the
contemporary prose as a focal point, the chapters in this work constantly dialogue with
different periods of the past. By observing the shadow of this past, still so ambiguously and
exhaustively present, the essays assembled here closely keep up with the characters dealing
with infirmity, cure and search for health - in their most different nuances.
Share