Author | Santos, Bruna Navarone | |
Author | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Access date | 2022-05-31T21:16:44Z | |
Available date | 2022-05-31T21:16:44Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SANTOS, Bruna Navarone; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Características de dois programas de ciências para jovens de Ensino Médio no Japão e Brasil. In: LASA/Asia 2022 Congress Rethinking Trans-Pacific Ties: Asia and Latin America-Virtual Congress, Inter-Culturality between Asia and LAC, 1., 2022, Pittsburgh, Pennsylvania. Anais [...]. Pittsburgh: LASA, 2022 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53023 | |
Abstract in Portuguese | Nessa pesquisa, pretende-se investigar características de dois programas de ciências
para jovens de Ensino Médio no Japão e no Brasil. Para isto, será necessário também
investigar como as concepções culturais japonesas e ocidentais de ciência podem
influenciar ou não a seleção de certos temas, áreas de conhecimento e formas de
participação na iniciação científica conduzida por pesquisadores para jovens no ensino
médio. Tem-se como objetivo comparar os dois programas de iniciação científica para
estudantes no ensino médio: o programa Sakura Science, organizado pela Agência de
Ciência e Tecnologia do Japão e localizado no Japão, e o Programa de Vocação
Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz que está localizado no Brasil. Essa
investigação será realizada com base na Análise de Conteúdo, para analisar os
relatórios, artigos e outros documentos que registram os objetivos e as programações
das atividades de iniciação científica que são realizadas pelos estudantes com os seus
respectivos orientadores e coorientadores. Argumenta-se que é necessário considerar
aspectos culturais e históricos que constituem as concepções sobre ciência para melhor
compreender os seus possíveis significados e como podem fundamentar a formação
científica para os estudantes nesses programas de iniciação científica do Brasil e do
Japão. Nessa análise, também se considera as abordagens da Antropologia das
Emoções e Sociologia das Emoções para abranger a importância do papel das emoções
nas interações e disposições que integram a formação científica nesses programas de
iniciação científica. | pt_BR |
Sponsorship | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Latin American Studies Association; East Asia Network of Latin American Studies | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Iniciação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Japão | pt_BR |
Subject in Portuguese | Brasil | pt_BR |
Title | Características de dois programas de ciências para jovens de Ensino Médio no Japão e Brasil | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2022-02 | |
Event Location | Pittsbugh, Pennsylvania/Virtual Congress | pt_BR |
Event title | LASA/Asia 2022 Congress Rethinking Trans-Pacific Ties: Asia and Latin America-Virtual Congress | pt_BR |
Event type | congress | pt_BR |