Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52608
COMPANHIA CIRANDUIS: TRAJETÓRIA CULTURAL E ATUAÇÃO NO MOVIMENTO POPULAR ESCAMBO LIVRE DE RUA
Bezerra, Lindemberg da Silva | Date Issued:
2020
Author
Coordinator(s)
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desse trabalho é investigar a trajetória social da Companhia Cultural Ciranduís, entidade que surgiu como grupo de danças folclóricas, sendo resultado de um projeto social iniciado no final da década de 80, e se firmando como uma potência na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, no ano de 1993, em Janduís/RN. Para isso, utilizou-se como metodologia a construção de narrativa da vida social, contextualizando os primeiros passos de trabalhos artísticos, a inclusão de linguagens culturais em nível de município, sendo o corpus formado por narrativas, poemas, informativos coletados por meio de entrevistas de inspiração etnográfica, em forma de depoimentos de pessoas da cidade e aproveitando a experiencia de membro integrante da Ciranduís. Poemas, músicas, matérias jornalísticas, entrevistas e acesso à internet serviram de embasamento teórico e reflexão acerca do tema. É mostrando a linha de atuação em espetáculos, ações, existência e como o grupo se tornou um dos articuladores do Movimento Escambo, fazendo uma linha do tempo apontando os momentos que mais importantes que enalteceu a continuidade por vários anos. Por fim, é feito uma análise que apontam questões importantes a existência da Companhia Ciranduís, ao Movimento Escambo e a Educação Popular.
Abstract
The objective of this work is to investigate the social trajectory of Companhia Cultural Ciranduís, an entity that emerged as a group of folk dances, as a result of a social project started in the late 1980s, and establishing itself as a potential in the Municipal School Professor Aluízio Gurgel, in 1993, in Janduís / RN. For this, a report was made contextualizing the first steps of artistic works, the inclusion of cultural languages at the municipality level, using testimonials, poems, information and testimonies from people in the city and taking advantage of the experience of a member of Ciranduís. Poems, songs, news articles, interviews and internet access served as a theoretical basis and reflection on the theme. It shows the line of action in shows, actions, existence and how the group became one of the articulators of the Escambo Movement, making a timeline pointing out the most important moments that praised the continuity for several years. Finally, an analysis is made that points out important issues regarding the existence of Companhia Ciranduís, and the Escambo Movement.
Share