Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52585
O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA “PESQUISA BIBLIOGRÁFICA APLICADA À SAÚDE E GERENCIAMENTO DE REFERÊNCIAS”
Oferta de disciplina
Educação continuada
Aprendizagem
Bases de dados
Gerenciador de referências
Pesquisa em saúde
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta as etapas de concepção, implementação e avaliação da disciplina “Pesquisa bibliográfica aplicada à saúde e gerenciamento de referências” do curso de inverno da ENSP/Fiocruz, mostrando sua evolução no período de 2014 a 2017, com destaque para os resultados das avaliações dos alunos em relação ao total de participantes, a duração do curso, a didática na apresentação, o conteúdo apresentado, o material didático utilizado, evidenciando os pontos fortes e oportunidades para melhoria . Constata-se que a atuação do bibliotecário na idealização e na implementação de cursos desta natureza é fundamental. Para isso, é condição sine qua non que este profissional se aperfeiçoe e renove seus conhecimentos constantemente, investindo não somente na parte técnica da biblioteconomia, mas também em áreas do conhecimento correlatas. Além disso, deve ampliar suas habilidades, sendo proativo, dinâmico,
flexível, capaz de estabelecer parcerias profícuas e atuar de forma efetiva como mediador no processo ensino-aprendizagem.
Keywords in Portuguese
BibliotecárioOferta de disciplina
Educação continuada
Aprendizagem
Bases de dados
Gerenciador de referências
Pesquisa em saúde
Share