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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51415
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DA FIOCRUZ: ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL COMO UM PROJETO EDUCACIONAL
Educação Profissional
Gestão do Trabalho
Nova Gestão Pública
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Professional Education
Work Management
New Public Management
Management Development Program
Administração Pública
Modernização do Setor Público
Trabalho
Organização e Administração
Santos, Ingrid Alves dos | Date Issued:
2021
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa tem como foco o Programa de Desenvolvimento Gerencial da Escola Corporativa da Fiocruz, implementado em 2014 a partir dos conceitos da Educação Corporativa e seguindo os princípios da chamada Nova Gestão Pública que, por sua vez, é oriunda da agenda neoliberal adotada pelos governos brasileiros no contexto pós Constituição Federal de 1988. Apoiando-se nos objetivos da Educação Profissional a partir de sua vertente crítica, este trabalho visa analisar as ideias e objetivos que nortearam a implementação da Educação Corporativa na Fiocruz, buscando compreender suas motivações e possíveis impactos para a Instituição. Tendo como premissa a percepção de uma sociedade cada vez mais complexa e, ao mesmo tempo, cada vez mais impregnada pela perspectiva neoliberal de relações cada vez mais individualizadas e precárias, faz-se necessário recuperar a sabedoria oriunda do contato humano direto e do conhecimento tácito, ora sonegados pela visão tecnicista do trabalho, pelas relações individualistas e pela coerção imposta a partir da nova legislação trabalhista.
Abstract
This research focused on the Management Development Program of the Fiocruz's Corporative School, implemented in 2014 and based on Corporative Education concepts, following the principles of the so-called "new public management" which, in turn, is connected to the Brazilian neoliberal agenda adopted by the Brazilian governments after the 1988's Constitution. Supported by the principles of the Professional Educational under Critical Theory, this work aims to analyze the main ideas and objectives that have been guiding Corporative Education within the Fiocruz, trying to understand its motivations and historical perspectives. Taking as a premise the perception of a society increasingly complex and, at the same time, increasingly submissive to a neoliberal vision of vertical, superficial, and impersonal work relations; it's necessary to retrieve the wisdom that comes from direct human contact and tacit knowledge, now denied by the technical vision of the work, by individualistic relationships and by the coercion imposed by the new labor legislation.
Keywords in Portuguese
Educação CorporativaEducação Profissional
Gestão do Trabalho
Nova Gestão Pública
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Keywords
Corporate EducationProfessional Education
Work Management
New Public Management
Management Development Program
DeCS
Educação ProfissionalizanteAdministração Pública
Modernização do Setor Público
Trabalho
Organização e Administração
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