Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51381
EDUCAÇÃO POPULAR E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO TOCANTINS
Educação popular e saúde
Comunidades quilombolas
Segurança alimentar e nutricional
Popular education
Quilombolas community
Food and nutrition security
Bruno, Juliana Ramos | Date Issued:
2008
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os problemas de Insegurança Alimentar e Nutricional são conhecidos desde os
primeiros anos da chegada dos europeus às terras brasileiras no final do século XV.
Os nativos escravizados morriam de fome ao recusarem a viver nas condições de
escravidão que ali se encontravam. A situação dos escravos libertos continuou
precária, pois não havia políticas de inserção no mercado de trabalho e na vida
social das cidades, fazendo que se refugiassem em Quilombos afastados, dos quais
muitos existem até os dias de hoje. No Tocantins são 15 Comunidade Quilombolas
reconhecidas, das quais muitas vivem em condições precárias, sofrendo ainda
grande preconceito e discriminação racial, acompanhadas de exclusão social, falta
de cidadania e Insegurança Alimentar e Nutricional. Perante a situação apresentada
o presente projeto propõe contribuir para a melhora nas condições de Segurança
Alimentar e Nutricional das comunidades, através da realização de atividades de
Educação Alimentar e Nutricional na luz da Educação Popular e Saúde, nas 15
Comunidades Quilombolas do Estado. A Educação Popular, é apresentada por
Paulo Freire como a educação libertária, sendo discutida por diversos atores no
campo da saúde, onde o processo de transmissão de conhecimento, amplamente
utilizado por profissionais da área, dá lugar para a ampliação dos espaços de
interação cultural e negociação entre os diversos atores envolvidos em determinado
problema social para a construção compartilhada do conhecimento e da organização
política necessários à sua superação. Para tanto, será necessário um prévio
conhecimento acerca das condições de SAN em cada uma das comunidades, onde
será realizada uma pesquisa através de entrevistas com 10% das famílias
cadastradas. Após a consolidação dos dados da pesquisa, haverá uma oficina de
Planejamento com diversos líderes comunitários para que sejam planejadas as
atividades educativas em alimentação e nutrição. Está prevista a realização de 4
oficinas educativas temáticas em cada comunidade, onde o tema a ser abordado
dependerá do resultado da pesquisa e do acordo feito na oficina de planejamento.
Abstract
The problems of Food and Nutrition Insecurity are known since the early years of the
arrival of Europeans to land Brazilian at the end of the fifteenth century. The natives
enslaved died from hunger by refusing to live in conditions of slavery that were there.
The situation of the freed slaves remained precarious, because there was no policy
of integration into the labour market and social life of cities, so that if refugiassem in
Quilombo away, many of which exist to this day. In Tocantins are 15 Quilombolas
Community recognized, many of whom live in precarious conditions, still suffering
great prejudice and racial discrimination, accompanied by social exclusion, lack of
citizenship and Food and Nutrition Insecurity. Given the situation presented this
project proposes to contribute to the improvement in conditions Food and Nutritional
Security communities by carrying out activities of Food and Nutrition Education in
light of Popular Education and Health, in the 15 quilombolas of the state. The Popular
Education, is presented by Paulo Freire as libertarian education, being discussed by
various actors in the health field, where the process of transmitting knowledge, widely
used by in the area professionals, giving rise to the expansion of areas of cultural
interaction and negotiation between the various actors involved in a specific social
problem for the construction of shared knowledge and political organization needed
to themselves. This will require a prior knowledge about the conditions of SAN in
each community where a search will be conducted through interviews with 10% of
households registered. After the consolidation of the search data, there will be a
workshop on Planning with several community leaders that are planned for the
educational activities in food and nutrition. Provision is made of 4 thematic
educational workshops in each community where the theme to be addressed will
depend on the outcome of research and agreement made in the planning workshop.
Keywords in Portuguese
Educação alimentar e nutricionalEducação popular e saúde
Comunidades quilombolas
Segurança alimentar e nutricional
Keywords
Food and nutrition educationPopular education
Quilombolas community
Food and nutrition security
Share