Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49843
ANÁLISE ESTRATÉGICA DA AÇÃO DE SAÚDE OCULAR DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO BRASIL
Serviços de saúde escolar
Atenção primária à saúde
Política pública
Avaliabilidade
Servicios de salud escolar
Atención primaria de salud
Evaluabilidad
Política pública
Serviços de Saúde Ocular
Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Política Pública
Fernandes, Lucas Agustinho | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi concebido como um programa capaz de reunir condições singulares para suprimir vulnerabilidades que colocam em risco a saúde dos estudantes brasileiros. Dentre as ações do PSE, a ação de saúde ocular destina-se a promover a saúde ocular e identificar educandos com possíveis sinais de alteração. Objetivo: realizar a análise estratégica da ação de saúde ocular do PSE. Métodos: trata-se de um estudo de avaliabilidade, exame sistemático e preliminar a avaliação, especificamente a análise estratégica (ou análise situacional) sobre a ação de saúde ocular do PSE. Resultados: em um estudo transversal realizado a partir de dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, no período de 2014 a 2019, observou-se um incremento de 65,08% de ações de saúde ocular realizadas no Brasil. Na pesquisa documental realizada com 48 atos normativos sobre a temática da saúde ocular no contexto escolar contatou-se que a saúde ocular integral e coordenada ainda é um desafio para o Sistema Único de Saúde, dado pela interrupção de inciativas que garantem acesso a cuidados, e pelo pouco incentivo à realização dessas práticas no âmbito do PSE. Conclusão: Identificou-se a riqueza teórica e técnica das intervenções de saúde ocular na escola, especialmente do PSE, por sua historicidade e relevância para a atenção integral à saúde ocular. Demonstrando que o PSE é facilitador da promoção do acesso a cuidados de saúde ocular no Brasil e seus objetivos condizem com as práticas de prevenção da cegueira e deficiência visual preconizadas.
Abstract
The Health at School Program (PSE) was conceived as a program capable of bringing together unique conditions to suppress vulnerabilities that endanger the health of Brazilian students. Among the actions of the PSE, the eye health action is intended to promote eye health and identify students with possible signs of change. Objective: perform the strategic analysis of the eye health action of the PSE. Methods: this is an evaluability study, systematic examination and preliminary evaluation, specifically the strategic analysis (or situational analysis) on the PSE's eye health action. Results: in a cross-sectional study based on data from the Health Information System for Primary Care, from 2014 to 2019, there was an increase of 65.08% in eye health actions carried out in Brazil. In the documentary research carried out with 48 normative acts on the theme of eye health in the school context, it was found that comprehensive and coordinated eye health is still a challenge for the Unified Health System, given the interruption of initiatives that guarantee access to care, and due to little incentive to carry out these practices within the scope of the PSE. Conclusion: It was found that theoretical and technical richness of eye health interventions at school, especially the PSE, due to its historicity and relevance to comprehensive eye health care. Demonstrating that the PSE improve the promotion of access to eye health care in Brazil and its objectives are consistent with the recommended blindness and visual impairment prevention practices.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El Programa Salud en la Escuela (PSE) fue concebido como un programa capaz de reunir condiciones únicas para suprimir vulnerabilidades que ponen en peligro la salud de los estudiantes brasileños. Entre las acciones del PSE, la acción de salud ocular tiene como objetivo promover la salud ocular e identificar los estudiantes con posibles signos de cambio. Objetivo: realizar el análisis estratégico de la acción de salud ocular del PSE. Métodos: se trata de un estudio de evaluabilidad, examen sistemático y evaluación preliminar, específicamente el análisis estratégico (o análisis situacional) de la acción de salud ocular del PSE. Resultados: en un estudio transversal con base en datos del Sistema de Información en Salud para Atención Primaria, de 2014 a 2019, hubo un aumento del 65,08% en las acciones de salud ocular realizadas en Brasil. En la investigación documental realizada con 48 actos normativos sobre el tema de la salud ocular en el contexto escolar, se encontró que la salud ocular integral y coordinada sigue siendo un desafío para el Sistema Único de Salud, ante la interrupción de iniciativas que garantizan el acceso a la atención, y por el escaso incentivo para realizar estas prácticas en el ámbito del PSE. Conclusión: Se constató la riqueza teórica y técnica de las intervenciones de salud ocular en la escuela, especialmente el PSE, debido a su historicidad y relevancia para la atención integral de la salud ocular. Demostrando que el PSE mejora la promoción del acceso a la atención de la salud ocular en Brasil y que sus objetivos son consistentes con las prácticas recomendadas de prevención de la ceguera y la discapacidad visual.
Keywords in Portuguese
Saúde ocularServiços de saúde escolar
Atenção primária à saúde
Política pública
Avaliabilidade
Keywords in Spanish
Salud ocularServicios de salud escolar
Atención primaria de salud
Evaluabilidad
Política pública
DeCS
Saúde OcularServiços de Saúde Ocular
Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Política Pública
Share