Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/492
POLIFONIA, CONCORRÊNCIA DISCURSIVA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS: O MÉTODO DO MAPA DO MERCADO SIMBÓLICO
Araújo, Inesita Soares de | Date Issued:
2006
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho apresenta um método de pesquisa, de ensino e de planejamento da comunicação que procura dar concretude
visual e metodológica à perspectiva teórica da produção social dos sentidos, mais especificamente ao conceito de
mercado simbólico. Consiste no mapeamento das fontes e fluxos de comunicação sobre um determinado tema, para um
segmento específico da população, dentro de determinados parâmetros geográficos ou institucionais. Os principais
conceitos teóricos trabalhados são polifonia, comunidade discursiva, concorrência discursiva e mercado simbólico. São apresentados alguns exemplos de mapas, produzidos no âmbito do ensino e aprofundados dois casos de aplicação do método, um em situação de pesquisa e outro num contexto de avaliação e planejamento da intervenção.
Share