Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4902
O PROGRAMA BRASIL AFROATITUDE: ESTUDO DE AVALIABILIDADE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Freitas, Karen Bruck | Date Issued:
2007
Alternative title
Brazil Afroatitude Program: evaluability of study at the University of BrasiliaAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação é uma avaliação do Programa Brasil Afroatitude implantado em 2005,
pelo Programa Nacional de DST e Aids, e destinado a alunos negros cotistas de dez
universidades públicas brasileiras que adotam o sistema de cotas. A dissertação teve
como objetivo descrever e analisar a implantação desse programa em uma universidade
e propor um modelo de avaliabilidade que contemple os componentes da intervenção e
seus possíveis efeitos. Os três objetivos desse trabalho foram: a) aplicar o estudo de
avaliabilidade a uma situação específica e desenvolver o modelo para ser utilizado como
ferramenta de avaliação para o programa; b) verificar o grau de implementação do
programa; e c) verificar os efeitos nos alunos participantes do Programa com ênfase nas
categorias de permanência, desempenho e envolvimento.
A Universidade de Brasília foi selecionada para estudo de caso em função de aspectos
operacionais, técnicos e políticos. Na primeira etapa da pesquisa foram realizados
levantamento bibliográfico, identificação e descrição do modelo lógico da intervenção
e da teoria do programa. A segunda etapa consistiu na construção do modelo teórico de
avaliação e matriz de julgamento. A terceira etapa da pesquisa consistiu na realização
de entrevistas com professores, alunos e gestores do Programa Brasil Afroatitude.
A análise dos dados permitiu verificar que o Brasil Afroatitude é um programa de ação
afirmativa que beneficia determinados segmentos em situação de exclusão social,
concedendo bolsas de estudo para alunos negros que ingressaram na universidade pelo
sistema de cotas. A análise de sua implementação permitiu verificar o grau de
implementação do programa na Universidade de Brasília, validar dimensões escolhidas
e responder as perguntas avaliativas. O programa implementado na UnB contribuiu para
a permanência do aluno bolsista, contribuiu para a sua inserção em atividades de ensino,
pesquisa e extensão e contribuiu para o envolvimento dos alunos com os temas aids e
racismo.
Abstract
This dissertation is an evaluation of the Brazil Afroatitude Program, launched in 2005
by the Brazilian STD/AIDS National Coordination, intended for black students included
in the quota systems of ten public universities. The general objectives of the work were
to describe and analyze the implementation of the Program in one of the universities
and to develop an evaluability assessment that comprehends the components of the
intervention and its possible effects. The three specific objectives were: a) to apply
studies of evaluability to a specific situation and develop a model to be used as a
mechanism of evaluation of the Program; b) Verify the level of implementation of the
Program; c) to verify the effects on participant students with emphasis in categories of
permanency, performance and involvement.
The University of Brasília was selected for the study case due to operational, technical
and political factors. The first phase of the research consisted of a bibliography
examine, identification and description of the logic model for intervention as of the
program’s theory. The second phase was the construction of the theoretical model for
evaluation and the judgment pattern. During the third phase of research, interviews with
teachers, students and managers of the Program were carried out.
The analysis of data brought out the fact that Brasil Afroatitude is an affirmative action
program that benefits certain segments of the population that are socially excluded,
granting scholarships to black students that enter university through a quota system
selection. The analysis of the implementation of the Program revealed the level of
implementation at the University of Brasília, validated the dimensions chosen and
answered the evaluative questions. The Program implemented at UnB contributes to the
permanency of the student granted with the scholarship. It also allows the student to
participate in other educational activities, researches and extension courses, contributing
to the involvement of those students with the thematic areas of AIDS and racism.
DeCS
Avaliação de Programas e Projetos de SaúdeSíndrome de Imunodeficiência Adquirida
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Share