Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48875
SAÚDE COLETIVA, EDUCAÇÃO MORAL, BIOÉTICA: APORTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM SAÚDE
Bioética - educação
Educação profissionalizante
Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Oliveira, Maria Gilda Alves de | Date Issued:
2019
Alternative title
Collective health, moral education, bioethics: contributions to technical professional education in healthAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese reúne três artigos temáticos, sobre educação bioética para profissionais técnicos em saúde, com um foco interdisciplinar em currículo. O primeiro artigo, de caráter documental, buscou descrever os componentes curriculares relativos à Ética e Bioética em cursos técnicos da área da saúde, presentes nas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro no ano de 2019. Estes componentes são catalisadores potenciais da produção de cuidados em saúde segundo princípios da integralidade e da justiça social. O percurso metodológico incluiu o levantamento das instituições públicas no estado do Rio de Janeiro com oferta de cursos técnicos de nível médio na área da saúde; levantamento dos planos de curso vigentes; elaboração de matriz para sistematização dos dados encontrados nos planos de curso enviados pelas instituições para a pesquisadora, elaboração de quadros para os dados quantificáveis encontrados e descrição integrada dos resultados. Este estudo confirmou a hipótese orientadora de que os conteúdos desses componentes curriculares, quando existentes nas matrizes estudadas, não revelariam uma compreensão crítica da Ética e/ou da Bioética. Os artigos subsequentes exploram criticamente os resultados desse estudo através de analises teóricas e bibliográficas, buscando contribuir para a reflexão acerca de uma reorientação curricular crítica no espaço educacional público de formação de profissionais técnicos em saúde, com base nos aportes da teoria crítica do currículo, da Saúde Coletiva e da Bioética. Como resultado, sugere-se que o referido currículo crítico deve lidar primariamente com questões sociais complexas relacionadas à diversidade moral e cultural e à justiça social e seus desdobramentos sobre o processo saúde-doença-cuidado na sociedade brasileira para uma educação profissional que aproxime os técnicos da saúde e seu fazer profissional da construção de uma sociedade mais justa e mais democrática.
Abstract
This dissertation presents three articles on bioethical education and curriculum of the health professions at the vocational school level with an interdisciplinary focus on educational sociology. The first one provides a documental survey of Ethics and Bioethics curricular components in the health professions technical level courses offered by public schools in the state of Rio de Janeiro in the year of 2019. These components can potentially catalyze the delivery of health care according to principles of integrality and social justice. The methodology used and deliverables included a survey of public institutions in the state of Rio de Janeiro that offer of technical level courses in the health assistant area; a survey with the institutions found of the current course plans; the development of a data systematization matrix and correlative tables. This study confirmed the main hypothesis regarding the disconnection between the presence of such components and the critical understanding of Ethics and Bioethics. The subsequent articles discuss the aforementioned study, with extended theoretical and bibliographical analyses based on the critical curriculum theory, Public Health and Bioethics. It seeks to contribute to the reflection on the bioethics curricular transformation, within the public educational domain for the formation of technical health professionals. As an outcome, it is suggested that such critical curriculum shall deal primarily with complex social issues associated with moral and cultural diversity as well as social justice and its impacts in the health-disease-care process in the Brazilian society, towards a professional education that engage health technicians and their practices for the construction of a more just and democratic society.
Keywords in Portuguese
CurrículoBioética - educação
Educação profissionalizante
Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Share