Advisor | Pereira, Sandro Antonio | |
Advisor | Gremião, Isabella Dib Ferreira | |
Author | Duval, Andressa Evelyn de Almeida | |
Access date | 2021-08-17T16:19:31Z | |
Available date | 2021-08-17T16:19:31Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | DUVAL, Andressa Evelyn de Almeida. Educação em saúde sobre a esporotricose como estratégia para melhora do conhecimento no ensino público de Duque de Caxias, RJ. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48654 | |
Abstract in Portuguese | A esporotricose é causada por fungos patogênicos do gênero Sporothrix. Desde 1998, a região metropolitana do Rio de Janeiro tem vivenciado uma ocorrência endêmica dessa micose que acomete seres humanos, cães e gatos. A transmissão zoonótica associada ao gato infectado tem uma grande importância devido à descrição de casos humanos e felinos nesta região, pois neste contexto o gato infectado é o principal transmissor do fungo. Dentre as medidas profiláticas da transmissão zoonótica, é fundamental que se desenvolvam estratégias para educar a população em áreas endêmicas, pois o conhecimento sobre a doença é uma das medidas necessárias para prevenir a esporotricose. O ambiente escolar é considerado favorável para o desenvolvimento de trabalhos voltados à educação em saúde, por ser um espaço social onde são desenvolvidos processos de ensino e aprendizagem localmente e no seu entorno. O presente estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento dos escolares sobre a esporotricose antes e após a realização de uma intervenção educativa. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Duque de Caxias, RJ, com inclusão de 69 alunos do 6º ano. Foi aplicado um primeiro questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito desta zoonose. Em outro momento, uma intervenção educativa foi realizada, por meio de palestra sobre a esporotricose, distribuição de folder educativo e exposição de banner na escola, contendo informações sobre a doença para os alunos. Posteriormente, foi aplicado um segundo questionário para avaliação da incorporação do conhecimento acerca do assunto. A avaliação do aprendizado dos escolares ocorreu por meio da análise comparativa das médias das respostas dos questionários cujos resultados foram: 1,71 pontos (antes da intervenção educativa) e 7,41 pontos (após a intervenção educativa). Todas as questões referentes à esporotricose avaliadas individualmente apresentaram um número maior de acertos no segundo questionário (p-valor < 0,05). Quando avaliados na questão aberta referente ao que ouviram falar sobre a esporotricose antes da intervenção educativa, três alunos pontuaram dentro dos critérios de correção estabelecidos. Na segunda avaliação (após a intervenção educativa), o número de alunos que pontuou na referida questão aumentou para 55. Conclui-se, que a educação em saúde por meio da metodologia utilizada foi uma ferramenta efetiva na transmissão de informações sobre a esporotricose para a população estudada, pois a maioria dos alunos afirmou ter obtido conhecimento sobre a doença por meio da escola. A partir dos resultados apresentados, sugere-se fortemente que a intervenção educativa sobre esporotricose, deva ser aplicada de forma contínua em escolas de áreas endêmicas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Esporotricose | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Zoonoses | pt_BR |
Title | Educação em saúde sobre a esporotricose como estratégia para melhora do conhecimento no ensino público de Duque de Caxias, RJ | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas | pt_BR |
Abstract | Sporotrichosis is caused by pathogenic fungi of the genus Sporothrix. Since 1998, the metropolitan region of Rio de Janeiro has experienced an endemic of this mycosis that affects humans, dogs and cats. The zoonotic transmission associated with the infected cat is of great importance due to the description of human and feline cases in this region, because in this context the infected cat is the main source of infection of the fungus. Among the prophylactic measures of zoonotic transmission, it is fundamental to develop strategies to educate the population in endemic areas, since knowledge about the disease is one of the necessary measures to prevent sporotrichosis. The school environment is considered favorable for the development of works focused on health education, since it is a social space where teaching and learning processes are developed locally and in its surroundings. The present study aimed to evaluate the knowledge of students about sporotrichosis before and after an educational intervention. The present study was developed in two public schools in the city of Duque de Caxias, RJ, with the inclusion of 69 students from the 6th grade. A first questionnaire was applied to evaluate the students' previous knowledge about this zoonosis. At another time, an educational intervention was carried out, through a lecture about sporotrichosis, distribution of educational folder and banner display at the school, containing information about the disease for students. Subsequently, a second questionnaire was applied to evaluate the incorporation of knowledge about the subject. The evaluation of the students' learning occurred through a comparative analysis of the means of the answers of the questionnaires which results were: 1.71 points (before the educational intervention) and 7.41 points (after the educational intervention). All questions regarding sporotrichosis evaluated individually presented a greater number of correct answers in the second questionnaire (p-value <0.05). When evaluated in the open question regarding what they heard about sporotrichosis before the educational intervention, three students scored within the established correction criteria. In the second evaluation (after the educational intervention), the number of students that scored on the referred question increased to 55. From the results presented, it is strongly suggested that the educational intervention on sporotrichosis should be applied continuously in schools of endemic areas. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Esporotricose | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Zoonoses | pt_BR |