Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48573
ESTUDO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DO ABANDONO DE TRATAMENTO NA ESPOROTRICOSE FELINA
Nascimento, Juliana Maria Viana do | Date Issued:
2019
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Em áreas endêmicas de esporotricose humana e animal, são necessárias estratégias para educação da população no que diz respeito à guarda responsável, aos cuidados com os gatos, às formas de transmissão, à importância do tratamento regular, castração do animal e prevenção de abandono de animais doentes, entre outros. Apesar do tratamento de gatos com esporotricose ser uma medida de controle fundamental, a frequência de abandono de tratamento é alta. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de uma intervenção em educação em saúde para redução do abandono de tratamento na esporotricose felina no Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos (Lapclin-Dermzoo)/Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A população do estudo foi constituída por gatos com esporotricose atendidos no Lapclin-Dermzoo e seus tutores. Foi realizado um estudo de intervenção, no qual os gatos eram incluídos aleatoriamente em dois grupos. Para o grupo intervenção, na consulta inicial do animal, foi disponibilizado um folder educativo com informações sobre esporotricose aos tutores de gatos incluídos. O acompanhamento dos gatos foi realizado por aplicações de instrumentos de avaliação ao tutor desses animais no início e no decorrer do tratamento, além de revisão do prontuário médico, para extração de informações referentes aos animais e ao tratamento. Os tutores foram entrevistados a cada consulta mensal de acompanhamento do gato, até o desfecho do tratamento, no período de janeiro a novembro de 2018. Os tutores do grupo controle participaram das entrevistas, porém não receberam o folder educativo. Foram incluídos no estudo 80 animais, sendo 40 em cada grupo. A maioria dos gatos era macho, adulto, castrado, não vacinado, não vermifugado, tinha acesso à rua e apresentava lesões cutâneas em três ou mais locais não contíguos, além de sinais respiratórios. Os tutores de animais com esporotricose apresentavam mediana de idade de 45 anos, eram predominantemente do sexo feminino, envolvidos em atividades domésticas, provenientes do município do Rio de Janeiro e tinham o ensino médio completo. Não houve diferença significativa entre utilizar ou não a intervenção educativa em relação ao abandono de tratamento. Foram considerados fatores para o abandono de tratamento: gatos com acesso à rua e não castrados, cujos tutores levavam mais de 1h e 30 min para chegar ao local de atendimento. O percentual de abandono de tratamento de gatos com esporotricose nesse estudo foi de 23,8%, menor que o descrito em estudos anteriores na mesma instituição, e ocorreu principalmente no momento em que o tutor teve a percepção de cicatrização total das lesões.
Abstract
In human and animal sporotrichosis endemic areas, strategies are needed to educate the population about responsible guard, cat care, transmission types, the importance of regular treatment, animal neutering and prevention of sick animals abandonment, among others. Although the treatment of cats with sporotrichosis is a fundamental control measure, the treatment abandonment frequency is high. This study aimed to evaluate the use of an intervention in health education to reduce the treatment abandonment in feline sporotrichosis in the Laboratory of Clinical Research in Dermatozoonoses in Domestic Animals (Lapclin-Dermzoo)/Evandro Chagas National Institute of Infectious Diseases (INI)/Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz). The study population consisted of cats with sporotrichosis treated in Lapclin-Dermzoo and their tutors. An intervention study was conducted in which cats were randomly included in two groups. For the intervention group, at the cat´s initial consultation, an educational folder with information on sporotrichosis was made available to the cat tutors included. The follow-up of the cats was carried out by evaluation instruments applications to the guardian of these animals at the beginning and during the treatment, as well as a review of the medical records, for information extraction of animals and treatment. The tutors were interviewed monthly at each follow-up visit of the cat until the treatment outcome, from January to November, 2018. The tutors of the control group participated in the interviews, but did not receive the educational folder. Eighty animals were included in the study, 40 in each group. Most cats were male, adult, neutered, unvaccinated, dewormed, had street access and had skin lesions in three or more noncontiguous sites, as well as respiratory signs. The predominance of animals tutors with sporotrichosis was female, with median age of 45 years, involved in domestic activities, from the city of Rio de Janeiro and had a high school education. There was no significant difference between the use or not of the educational intervention in relation to treatment abandonment. Cats with street access and not neutered, whose guardians took more than 1h and 30 minutes to reach the place of care. The percentage of cats treatment abandonment with sporotrichosis in this study was 23.8%, lower than described in previous studies in the same institution, and occurred mainly at the time when the guardian had the perception of total healing of the lesions.
Share