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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46203
A NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL E AUTOPROVOCADA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO, MANEJO E CUIDADO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Violência
Equipe de Assistência ao Paciente
Assistência à Saúde
Notificação
Centros de Atenção Psicossocial
Profissionais de Saúde Mental
Pesquisa Qualitativa
Epidemiologia Descritiva
Soares, Isabelle Araujo Varvelo | Date Issued:
2020
Alternative title
Notification of interpersonal and self-inflicted violence as strategy for prevention, management and care in Psychosocial Care Centers (CAPS)Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os serviços de saúde mental são espaços de acolhimento, vínculo e construção de relações permeáveis para que os casos de violência encontrem não só cuidados, mas também fortalecimento para enfrentamentos possíveis, sendo assim espaços potentes também para elaboração de estratégias de enfrentamento dessa problemática. Uma destas estratégias está relacionada à produção de informações sobre a saúde da população e seus desdobramentos em políticas públicas que possam promover saúde, cidadania e qualidade de vida. Neste sentido, a Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por Acidentes e Violências (2001) problematiza as diversas formas de violência, as fontes de informação e dados existentes nos sistemas de vigilância brasileiros, com o acréscimo das categorias de violência doméstica, sexual, auto provocada e outras violências na relação da lista de agravos de notificação compulsória dos serviços de saúde para os sistemas de vigilância epidemiológica. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se organizam como espaços de prevenção, manejo, cuidado e notificação dos casos de violência interpessoal e autoprovocada. A pesquisa de caráter qualitativo \2013 descritivo e analítico \2013 usou entrevistas semiestruturadas com nove profissionais de CAPS (gerentes, nível superior, nível médio) de uma cidade da região metropolitana de São Paulo, para compreender as concepções, ações e estratégias de enfrentamento da violência interpessoal e autoprovocada, bem como de suas notificações. A análise dos dados das entrevistas foi por meio da Análise de Discurso da Escola Francesa. Os resultados evidenciam: os discursos mostram a precarização dos processos de trabalho com atravessamentos pela hierarquização, normatização e controle, indícios de divisões entre os profissionais e o trabalho desenvolvido, mas ainda assim com a valorização dos processos partilhados. O perigo do \2018louco\2019 foi apresentado sob a ótica da violência contra o/a trabalhador/a, mas não problematizado como estigma e violência histórica que atinge pessoas em sofrimento psíquico; além de processos de naturalização e patologização da violência. Nos discursos sobre prevenção, manejo e cuidado há nuances do processo de patologização da violência que apenas se torna visível e assistida enquanto sofrimento/diagnóstico. Também se encontrou a individualização dos processos de cuidado e pouco conhecimento pelos profissionais da rede assistencial que se resumiu em espaços de investigação e denúncia. Sobre a notificação foi possível identificar a falta de recursos para sua compreensão e significado que levam a identificação como burocrática e sem repercussão no cuidado em saúde para os profissionais entrevistados. Ainda assim, houve a valorização da produção de informações e o apontamento da ausência de retorno das informações por parte da vigilância epidemiológica.
Abstract
Mental health services are spaces for welcoming, bonding and building permeable relationships so that cases of violence can find not only care, but also strengthening for possible confrontations, thus being powerful spaces also for the elaboration of coping strategies for this problem. One of these strategies is related to the production of information about the health of the population and its consequences for public policies that can promote health, citizenship and quality of life. In this sense, the National Policy for the Reduction of Morbidity and Mortality from Accidents and Violence (2001) discuss the various forms of violence, the sources of information and data existing in Brazilian surveillance systems, leading to the addition of the categories of domestic, sexual, self-provoked violence and others violence in the list of cases of compulsory notification from health services to surveillance systems. Based on the above considerations, this research aimed to understand how the Psychosocial Care Centers (CAPS) are organized as spaces for prevention, management, care and notification of cases of interpersonal violence and self-inflicted violence. To achieve this, a qualitative research - descriptive and analytical - was carried out through semi-structured interviews with nine CAPS professionals (managers, university level, high school level) from a city in the metropolitan region of São Paulo in order to understand their conceptions , actions and strategies to face interpersonal violence and self-inflicted violence, as well as their notifications. The analysis of the interviews\2019 data was done through the Discourse Analysis of the French School and in this path we observed that: the speeches evidenced the precariousness of the working processes crossed by hierarchy, standardization and control, indicating divisions between the professionals and the work developed, but still with the valorization of shared processes. The danger of the \2018crazy\2019 was presented from the perspective of violence against workers, but not discussed as stigma and historical violence that affects people in psychological distress, indicating, among other points, processes of naturalization and pathologization of violence. Also present in the speeches on prevention, management and care were nuances of the process of pathologizing violence that only becomes visible and assisted in terms of suffering / diagnosis, also indicating the individualization of care processes and little knowledge by professionals in the care network, which was summarized in spaces for investigation and denunciation. Regarding the notification, it was possible to identify the lack of resources for its understanding and meaning that lead to the identification of this task as bureaucratic and without repercussions in health care, in the professionals' interviewed opinion. Even so, there was an appreciation of information production, but the lack of feedback from epidemiological surveillance was pointed out.
DeCS
Serviços de Saúde Mental2019São Paulo (Estado)Violência
Equipe de Assistência ao Paciente
Assistência à Saúde
Notificação
Centros de Atenção Psicossocial
Profissionais de Saúde Mental
Pesquisa Qualitativa
Epidemiologia Descritiva
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