Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45803
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1090]
Metadata
Show full item record
IMAGENS DO MUSEU: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Alternative title
Images of the museum: the perception of junior high school students from public schools in Rio de JaneiroAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Brasileiro de Museus. Brasília, DF, Brasil.
University College London. Londres, Inglaterra / Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Museu do Meio Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
University College London. Londres, Inglaterra / Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Museu do Meio Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Conhecer as percepções do público sobre os museus é um importante passo para compreender quais seus imaginários sociais. O presente trabalho apresenta os resultados das análises dos textos coletados entre jovens de 10 a 18 anos. Foram levantadas 17 categorias: positivas, negativas, híbridas, museu como casa/arquitetura, como coleção de objetos, local de História, espaço educativo, como patrimônio, museu turismo/diversão, como ponte entre gerações, museu que "faz parte da minha vida" e que "não faz parte", museu simbólico/mágico, museu inacessível, museu e família, museu e mídia, e citação de instituições. A pesquisa demonstrou que os adolescentes possuem não só uma variada percepção sobre os museus, mas que o veem de forma bastante positiva, sugerindo uma mudança nas imagens estereotipadas.
Abstract
Being able to understand the perception of the public about the museums is an important step to comprehend their social imaginary. This paper presents the result of analysis of the texts of adolescents of 10 to 18 years old. Seventeen categories were taken into consideration, such as: positive, negative, hybrid, museum seen as a house /as a piece of architecture, as a building in which objects illustrating art, history, science, are displayed, etc. This research demonstrates that young people not only have a wide perception about museums.
Share