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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45089
TECNOLOGIAS WEB PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE: PROSPECÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
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Abstract in Portuguese
Introdução O cenário atual do exercício da Saúde demanda
permanente capacitação de seus profissionais em todos os
lugares do mundo. Faz-se necessário haver processos ágeis
e acessíveis, que permitam ao trabalhador aumentar seu repertório
técnico e aprimorar suas competências subjetivas
de forma eficaz; destaca-se também a importância de fazê-lo
sem faltar a suas funções, pois tal ausência é fonte de dificuldades
tão importantes ao serviço que chegam a justificar
o impedimento da capacitação. Assim, o uso da web como
mediadora destes processos de formação aparece como solução
interessante, pois possibilita a interação entre os participantes
com a mobilidade e rapidez desejada. Ainda mais:
estão disponíveis diversas ferramentas neste âmbito EaD,
o que permite aos educadores a adequação das estratégias
de ensino e compartilhamento a respeito do que precisa ser
desenvolvido. Porém, trata-se de um formato novo de educação,
e sabe-se que há muitos questionamentos e desafios a
serem compreendidos. Cabe, portanto, observar o que tem
sido experienciado no Brasil e no mundo a respeito da EaD
em Saúde. Objetivos Procurando localizar experiências atuais
inovadoras sobre as tecnologias web na formação dos profissionais
em saúde, a presente pesquisa prestou-se a mapear
as Experiências Exitosas contemporâneas na área, e também
a realizar uma prospecção nesta com vistas a subsidiar possíveis
desdobramentos com informações atualizadas sobre o
estado da arte da EaD, configurando um processo cumulativo
e contínuo de construção dos resultados. Metodologia
A pesquisa realizou-se em ciclos reflexivos, numa busca sistemática
em que os resultados de uma etapa fomentavam
desdobramentos subsequentes. Iniciou-se pela prospecção
de textos fundamentais para a elaboração de palavras-chave
em português, que foram combinadas e submetidas aos
instrumentos de busca avançada da BVS, e também dos
Anais do Congresso Nacional da Rede Unida e do Congresso
Internacional de Educação à Distância. Os termos foram,
então, traduzidos e adaptados para o inglês e o espanhol, e
passaram pela mesma pesquisa. Utilizou-se como critérios de
inclusão: relatos de experiências realizadas a termo, publicados
entre 2006 e 2016, voltados especificamente à formação
em todos os níveis (técnico, graduação e pós-graduação) dos
profissionais de Saúde dedicados à Assistência. Os resultados
foram então catalogados e analisados qualitativamente
sob a perspectiva ético-político-pedagógica prevista na Política
nacional de Educação Permanente (2015). Resultados e
Discussão Os resultados apontam diferenças entre o âmbito
brasileiro e o internacional. Nas buscas nacionais o volume de
achados é reduzido, em consonância com a pouca variedade
de experiências descritas: estas são, principalmente, relatos
de processos-piloto que refletem sobre qualidade e pertinência
do uso das ferramentas EaD para capacitação na Saúde.
Ainda,menções frequentes ao Telessaúde, que sobre o qual
não há consenso de tipificação como EaD. As exceções mais
expressivas nesse repertório estão nos Anais do Ciaed, onde
viu-se exploração apropriada de estratégias web em variados
processos; há experimentos de combinação de instrumentos,
considerando suas distintas potencialidades para contribuição
às necessidades dos profissionais. Na busca internacional,
pesa o aumento expressivo de locus de experiência;
ainda assim, é relevante o maior resultado quantitativo de
achados pertinentes aos critérios da pesquisa. Neste cenário,
observa-se principalmente a ponderação acerca do desempenho
dos instrumentos e das possibilidades de inserção destes
nas diferentes demandas. Nota-se um manejo diferenciado
dos recursos, indicando um distinto contexto técnico e cultural
de inserção da lógica EaD. Conclusões/Considerações
Finais As ferramentas web são uma realidade nos processos
de formação contemporâneos. Entretanto, a EaD abarca várias
modalidades, com potencialidades e desafios específicos
quanto ao que oferecem aos participantes, exigindo conhecimento
da ferramenta e do cenário em que será inserida.
Além das questões técnicas, é importante também considerar
o contexto sociocultural de tal inserção, pois a estrutura
de hardware é tão relevante quanto a percepção do público
interessado ao processo. As experiências brasileiras denotam
que a Saúde pouco tem se apropriado destas estratégias; sobre
isso, é provável a influência da concepção cultural onde
EaD consiste em processo de baixa qualidade e que não consegue
tocar aspectos subjetivos de desenvolvimento dos
estudantes. Outros países apresentam um manejo diferente
do tema, explorando as tecnologias web com a perspectiva da aplicabilidade e eficácia e indicando usos muito exitosos
principalmente sobre acessibilidade, rapidez e efetividade
dos cursos. Referências Brasil. Portaria nº 198/GM/MS, de 13
de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de
Saúde para formação e do desenvolvimento de trabalhadores
para o setor e dá outras providências.
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